Pedro Moutinho: «José Peseiro salvou-me a carreira»
Pedro Moutinho está a viver o melhor momento da sua carreira. O avançado do Falkirk marcou 2 golos na vitória sobre o St. Mirren (5-1) e já tem 6 na Premier League escocesa. A boa época fez despertar a cobiça de emblemas ingleses e o salto pode acontecer já em Janeiro. Uma hipótese encarada com bons olhos por um jogador cuja carreira esteve quase a passar para segundo plano em 1999.
"Era júnior do V. Guimarães mas não subi aos seniores e, como fui estudar para Rio Maior, passei a jogar lá, nos Distritais. Na faculdade, o José Peseiro era meu professor e eu chateava-o: 'quando me arranja um clube melhor?' Ele indicou-me a João Santos e acabei por ir para o Marítimo B. O mister José Peseiro salvou-me a carreira pois, caso contrário, teria optado pelos estudos", explica Pedro Moutinho a Record.
Mais tarde, o avançado ajudou o Penafiel a subir à Liga mas saiu no final dessa época, por opção: "Acabei contrato e, como acabara de ser internacional Sub-21, pensei que surgissem boas opções. Só apareceram convites da Honra e da 2.ª Divisão B e preferi viajar para a Escócia. Ainda bem. Já cá estou há quatro anos e agora nem penso em voltar, gosto muito disto. Estou perfeitamente adaptado, até já gosto da comida, só a chuva é que me chateia...", revela, acrescentado: "Claro que se aparecer um convite bom posso voltar a Portugal, mas não estou obcecado com isso."
Nas primeiras épocas, Pedro Moutinho foi perseguido pelas lesões. Em 2007/08, sem problemas físicos, o atleta nascido em Santo Tirso confirma a boa forma: "Estou bem. Nos outros anos, quando acabava de recuperar das lesões estava a época a terminar. Agora, como estou bem fisicamente, tudo se torna mais fácil."
Fonte: Record
Deixei uma parte a bold, que foi o que mais me chamou a atenção na notícia... é certo que a carreira de futebolista é importante para ele, mas o modo como considera "prosseguir os estudos" quase como se fosse um desastre... não é dos melhores exemplos que se pode dar aos jovens (quando há muitos futebolistas que tentam continuar os estudos e outros que regressam após acabar a carreira - o Sá Pinto, por exemplo, voltou à universidade).