Rescaldo 4º passeio de BTT Beselga

O lugar para quem gosta de desporto!
Responder
Avatar do Utilizador
beselga
Experiente
Experiente
Mensagens: 357
Registado: segunda-feira, 30 janeiro 2006 15:04
Localização: Beselga
Contacto:

Rescaldo 4º passeio de BTT Beselga

Mensagem por beselga »

Parece que ainda foi ontem que nos metemos nesta aventura mas realizámos no passado 9 de Abril de 2006 a 4ª edição do Passeio de BTT “Nos Trilhos do Ceireiro”.

Inicialmente, nunca nos tinha passado pela cabeça que este evento tomasse as actuais dimensões . De facto, ano após ano, como que duma peregrinação os betetistas ocorrem em massa para apreciar a beleza dos nossos trilhos, gesto que nós agradecemos pois sem a presença de todos o nosso esforço seria em vão.

Imagem

No Sábado com o palco montado, e que palco! Um verdadeiro paraíso para os betetistas, com singletracks, lama, subidas, descidas e zonas rolantes, ainda com a de adrenalina à “flor da pele” resolvemos ir descansar (pelo menos tentámos) para estarmos em forma para a jornada de BTT do dia a seguir.
No Domingo bem cedo, dirigimo-nos para o local da concentração desta feita no Campo de Futebol da A.H.C.R. Beselguense e ainda mal despontavam os primeiros raios de Sol já os primeiros participantes chegavam, e de bem longe!

Imagem

Num ápice, assistimos a uma ”invasão de campo” num primeiro assalto por carros, carrinhas e camiões e num segundo pelas bicicletas, desde a bicicleta de último modelo até à bicicleta comprada nos hipermercados.

Imagem

Com um total de 300 inscritos, compareceram na linha de partida 272 atletas vindos de todo o país, desde os mais experimentados, até ao praticante domingueiro.

Imagem

Depois de dados alguns conselhos pela organização, pelas 9h15 fizemo-nos ao caminho, passando primeiro pelas ruas da freguesia, vivendo a Beselga um amanhecer diferente com bicicletas a circular pelas suas ruas.

Imagem

À saída da povoação deu-se o primeiro grande congestionamento, devido a um singletrack com cerca de 300m. Este trilho tinha tanto de encantador como de perigoso, sobretudo para aqueles que tinham os “pés presos”, exigindo um grande equilíbrio. E muitos foram os que recorreram ao auxílio do pé no chão para evitar acidentes.

Imagem

Mas pensamos que valeu bem a pena a espera, pois a paisagem dos castanheiros no Soito do Poço merece toda a nossa atenção.

Imagem

Mais abaixo, um congestionamento na passagem pela Ribeira da Dama. Era quase impossível fazer aquela travessia sem pegar na “menina” ao colo, mas houve quem o fizesse. Não valia a pena reclamar, porque afinal era só um bocadinho e no máximo com 20 kg às costas, as bicicletas sofrem muito mais pois carregam-nos durante muito mais tempo!

Imagem

Imagem

Mas o pessoal mostrou-se muito bem disposto!!!

Imagem

Aí encontrámos um moinho, e tivemos a possibilidade de admirar esta magnífica obra humana e a limpidez das águas da ribeira juntamente com a viçosa vegetação que povoa as suas margens.

Imagem

Imagem

Já do outro lado da margem, o ritmo de andamento era livre, pois o percurso estava devidamente marcado. Uns mais afoitos partiram a um ritmo mais intenso, outros aproveitaram a beleza das paisagens para tirar fotos e descontraírem.

Imagem

Depois passámos por uma grande laje

Imagem

No Quintinho, calcorreámos um singletrack com uma paisagem soberba com vegetação a tombar para o caminho transportando-nos para outras épocas da história. As pedras dificultavam o avanço como que querendo obrigar-nos a contemplar esta magnífica paisagem.
Houve tempo para tudo!

[Imagem

Depois de algumas subidas e zonas rolantes, chegámos a um dos momentos altos do passeio, uma descida com cerca de 5km desde a estrada de Castainço, com passagem pelos Vidoeiros e Pedrógão até muito perto da Beselga. Tudo começou numa zona rolante transformando-se numa descida acentuada com uns saltos pelo meio fazendo despoletar a adrenalina.

[Imagem

Os participantes, desceram a grande velocidade não facilitando a vida aos fotógrafos, e os saltos eram "do melhor", mas perigosos.


Imagem

Depois de uma descida "imprópria para cardíacos" e de alguns kms em zona plana para recuperar os sentidos, o destino era o ponto mais alto da serra do Sirigo (989m) onde teria lugar o reforço. Até lá uma penosa subida com 3 kms parecia querer tirar-nos o apetite.

Imagem

A paisagem que se podia apreciar deste sítio apresentava-se como uma adjuvante nesta “peregrinação”. O esforço era visível no rosto dos participantes, assim como o grande sorriso à chegada às “ventoinhas” , local onde foi servido um substancial reforço para retemperar as forças e finalizar a outra metade do espantoso percurso.

Imagem

Como sempre acontece, ao fim de uma subida, há sempre a respectiva descida. No recomeço tivemos uma descida bem rápida e divertida até às Antas. Passámos por alguns soutos e ladeámos o rio Torto durante alguns kms, para além de ser uma zona rolante e lindíssima, apreciámos uma vez mais límpida água do rio.

Imagem


Daqui, seguimos em direcção ao Menir (Maria Pais) e depois, uma subida pouco acentuada com alguns piques pelo meio, com a lama, muita lama a dificultar o avanço até ao cimo da Serra dos Buracos. Se a lama nos incomodou, os jipes de apoio sofreram muito mais pois ficaram atascados sendo preciso ajuda para os remover do local. A descer a serra mais lama, obrigando-nos a abrandar para escolher o melhor caminho a tomar.

Imagem

Imagem

Passada esta "chafurdice" era preciso ter braços para mais uma estonteante descida até ao fundo da serra, com os regos causados pela chuva a obrigar a uma atenção redobrada.

Imagem

Imagem

Atravessámos a ribeira do Covelo e acabámos esta aventura no Campo de Futebol.

Imagem

As bicicletas chegaram num estado lastimável. Depois de as lavarmos e termos tomado banho dirigimo-nos para o salão da Junta de Freguesia para o outro "desafio". À semelhança do passeio este também estava dividido em 2 etapas.

Imagem

A primeira ainda cá fora, e descontraídos à conversa sobre as peripécias vividas no passeio, fomos fazendo o "aquecimento" de uma forma gradual recomendado pelos especialistas, com umas saborosas entradas regadas com os mais preciosos néctares.

Imagem

Feitos uns alongamentos de estômago e com a temperatura corporal a subir, passámos à ofensiva em ritmo mais acelerado, “atacando” as travessas de carne (variada) de churrasco, de arroz de feijão e salada, bebidas variadas, não esquecendo as sobremesas e para finalizar café e “cheirinho” fazendo esquecer os eventuais “empenos” do passeio.

Imagem


Imagem

Chegada a hora de cada um rumar a casa, foram entregues os diplomas de participação e lembranças a todos.

Imagem

Aos participantes agradecemos a presença onde destacamos o mais novo (10 anos) e o mais velho (73 anos) e às presenças femininas pelo facto de todos terem chegado ao fim.
Agradecemos também, a todas as pessoas exteriores à Direcção, aos Bombeiros Voluntários e GNR de Penedono pelo auxílio prestado. Os nossos agradecimentos ainda à CPCCRD, FPCUB, IPJ, INATEL, J.F. de Beselga, Águas Serra da Estrela e C.M. de Penedono pelo apoio prestado à Associação.

Como foi anunciado no Passeio, no dia 15 de Outubro de 2006 realizaremos a 2ª Maratona de BTT “Nos Trilhos do Ceireiro”, garantidamente com novos trilhos e novas paisagens.


Até lá a Organização deseja boas pedaladas!

Imagem

Avatar do Utilizador
beselga
Experiente
Experiente
Mensagens: 357
Registado: segunda-feira, 30 janeiro 2006 15:04
Localização: Beselga
Contacto:

Vídeos do 4º Passeio de BTT - Beselga 09/04/2006

Mensagem por beselga »

O sitio da Associação Beselguense tem um novo visual.


Ainda faltam ajustar alguns pormenores mas já está operacional.
Já estão disponíveis os vídeos do 4º Passeio de BTT "Nos Trilhos do Ceireiro" realizado no dia 9 de Abril de 2006. Demorou mas não falhamos.Se participou será uma oportunidade de rever alguns bons momentos do passeio. Para aqueles que não estiveram presentes sempre dá para ter uma ideia de como tudo se passou. Visite o sítio http://www.associacaobeselguense.pt
Boas pedaladas

Avatar do Utilizador
beselga
Experiente
Experiente
Mensagens: 357
Registado: segunda-feira, 30 janeiro 2006 15:04
Localização: Beselga
Contacto:

2ª Maratona e 1/2 Maratona de BTT " Nos Trilhos do Ceir

Mensagem por beselga »

Brevemente será aberto um novo tópico com as informações da 2ª Maratona e 1/2 Maratona de BTT " Nos Trilhos do Ceireiro"
Aqui fica o Cartaz

Imagem

Boas Pedaladas

Responder