Estádio do Braga custou 5 vezes mais que o previsto

O lugar para quem gosta de desporto!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Estádio do Braga custou 5 vezes mais que o previsto

Mensagem por Pedro »

Braga tenta acordo com construtoras para reduzir nova derrapagem no custo do estádio

Autarquia condenada a indemnizar consórcio em quatro milhões de euros por causa dos trabalhos a mais na obra. Preço do equipamento já está quase cinco vezes acima do previsto.

Uma década depois da inauguração, a factura do estádio municipal de Braga continua a crescer. A autarquia local foi recentemente condenada em tribunal ao pagamento de uma indemnização de quatro milhões de euros ao consórcio de construtoras responsável pela obra devido a trabalhos a mais realizados na estrutura. Com receio que um recurso para um tribunal superior fizesse ainda aumentar mais esse valor, a câmara vai tentar negociar com as empresas em causa um acordo extra-judicial que permita reduzir parte deste preço. O custo total do estádio já vai em 150 milhões de euros.

Há oito anos, o consórcio de empresas que construiu o estádio para o campeonato da Europa de futebol de 2004, constituído pela Soares da Costa e por um agrupamento de firmas bracarenses, interpôs dois processos contra o município devido a trabalhos a mais realizados na obra. O primeiro era relativo às estruturas de betão armado, pelas quais eram pedidos mais três milhões de euros. O segundo dizia respeito aos acabamentos do estádio e tinha um custo base de dois milhões de euros, aos quais acresciam 855 mil euros de comparticipação no trabalho extraordinário.

Na primeira instância, a câmara foi condenada recentemente em ambos os processos, ainda que por valores inferiores à petição inicial do consórcio. No primeiro caso, o tribunal mandou pagar 1,9 milhões de euros e no segundo o equivalente a 174 dias de estaleiro, bem como a comparticipação no trabalho extraordinário. Em ambos os processos, as indemnizações estipuladas pela Justiça eram acrescidas de juros, contabilizados desde 2005.

A autarquia bracarense podia recorrer da decisão para o tribunal da Relação, mas havia receio de que pudesse voltar a perder a acção, tendo que indemnizar as construtoras na totalidade dos valores exigidos. “Com os juros, podíamos estar a falar de 10 ou 11 milhões de euros”, revela o presidente da Câmara, Ricardo Rio. O autarca anunciou, por isso, esta segunda-feira a intenção do município negociar com o consórcio de construtoras em causa um acordo extra-judicial que permita fechar este processo. A intenção é encontrar uma forma de pagamento da indemnização pedida, partindo do valor apurado pelo tribunal na primeira instância, e evitando uma derrapagem ainda maior no custo do estádio onde jogar o Sporting de Braga no principal campeonato de futebol nacional.

Recentemente, a autarquia chegou a um acordo semelhante com a construtora Britalar relativa a trabalhos a mais no prolongamento do túnel rodoviário da Avenida da Liberdade, inaugurado há pouco mais de quatro anos, na véspera das últimas eleições autárquicas ganhas por Mesquita Machado. A empresa exigia ser ressarcida em cerca de 3 milhões de euros, mas acordou com o município de Braga receber apenas 950 mil euros, através de um plano de pagamento que será cumprido ao longo deste ano. No caso do estádio, será tentando um acordo semelhante.

O estádio municipal de Braga, com capacidade para cerca de 30 mil espectadores, foi um dos mais emblemáticos do Euro 2004, por via do projecto de Eduardo Souto Moura que o desenhou com apenas duas bancadas encaixadas sobre uma escarpa de pedra, o que viria a valer ao recinto bracarense o apodo de “Pedreira”. Mas a obra foi também uma das que sofreu uma maior derrapagem nos custos. O projecto inicial estava orçamentado em 33 milhões de euros, mas os custos totais já ultrapassam os 150 milhões o que fazem deste estádio “o recordista de custo por lugar a nível internacional”, comenta Ricardo Rio.

Fonte: Público
Isto não é uma derrapagem... é um acidente de todo o tamanho. Como é possível algo orçamentado em 30 milhões acabar a custar 150? :shock: E ninguém sai responsabilizado?

Responder