Primeira Liga 2012/2013

O lugar para quem gosta de desporto!
Bloqueado
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Pedro »

FC Porto recebe Benfica na penúltima jornada do Campeonato

Realizou-se esta tarde, no Palácio do Freixo, no Porto, os sorteios da Liga, Liga de Honra e primeira fase da Taça da Liga.

A edição 2012/13 da Liga abre com um escaldante Benfica - SC Braga, no Estádio da Luz, enquanto o FC Porto inicia a defesa do título diante do Gil Vicente, em Barcelos. O Sporting também joga no Minho, defrontando o V. Guimarães.

O primeiro clássico disputa-se à 6.ª jornada, reservando embate entre FC Porto e Sporting, no Estádio do Dragão.

Segue-se, na 11.ª jornada, o derby lisboeta entre Sporting e Benfica, em Alvalade. Três rondas depois, na 14.ª, Benfica e FC Porto medem forças no Estádio da Luz.

Dragões e águias voltam a encontrar-se na 29.ª e penúltima jornada do Campeonato, desta feita no Estádio do Dragão.

1.ª jornada da Liga:
Rio Ave - Marítimo
Nacional - V. Setúbal
Benfica - SC Braga
P. Ferreira - Moreirense
Beira-Mar - Académica
Olhanense - Estoril
V. Guimarães - Sporting
Gil Vicente - FC Porto

Benfica B-SC Braga B a abrir

À imagem do que sucede na Liga, também o sorteio da Liga de Honra ditou um confronto Benfica - SC Braga na primeira jornada, desta feita opondo as equipas B dos dois clubes.

O FC Porto B inicia a sua participação com a deslocação ao terreno do Tondela, enquanto a equipa B do Sporting se estreia no reduto da Oliveirense.

O primeiro clássico da Liga de Honra está marcado para a 9.ª jornada, colocando frente a frente Sporting B e FC Porto B.

O derby entre Benfica B e Sporting B terá lugar na 12.ª jornada. Já o primeiro confronto entre as equipas B de FC Porto e Benfica ficou agendado para a 19.ª ronda.

1.ª jornada da Liga de Honra:
Oliveirense - Sporting B
Benfica B - SC Braga B
Naval - Santa Clara
Belenenses - Feirense
União - Freamunde
Tondela - FC Porto B
Desp. Aves - Trofense
Varzim - Arouca
Leixões - Marítimo B
Penafiel - Atlético
V. Guimarães B - SC Covilhã

Constrangimentos ao sorteio:

FC Porto, Benfica e Sporting não podem defrontar-se nas quatro primeiras jornadas da Liga;

FC Porto, Benfica e Sporting, e respetivas equipas B, não podem disputar dois clássicos, em casa, na mesma volta;

Não poderão ocorrer dois clássicos em jornadas consecutivas;

SC Braga, V. Guimarães e Gil Vicente não podem jogar em casa ou fora ao mesmo tempo;

Marítimo e Nacional não podem jogar em casa ou fora ao mesmo tempo.

Fonte: A Bola
Já foi feito o sorteio da próxima edição da Liga.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Pedro »

Conselho de Justiça da FPF chumba proibição de empréstimos

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deu razão ao Benfica, no recurso apresentado à FPF devido à restrição de empréstimo de jogadores entre clubes do mesmo escalão.

Recorde-se que a medida fora aprovada a 28 de junho pela Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), após sugestão de Rui Alves, presidente do Nacional.

Comunicado:

"O Conselho de Justiça da FPF, reunido esta quinta-feira, decidiu dar provimento ao recurso apresentado pelo SL Benfica relativamente à deliberação da Assembleia Geral da Liga de Clubes sobre empréstimos de jogadores entre Clubes da mesma competição."

Fonte: Record
Parece que afinal será possível emprestar jogadores. Isto deve tirar alguns das equipas B.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Pedro »

RTP, SIC e TVI desistem dos jogos da I Liga

A duas semanas do arranque do campeonato de futebol, o cenário parece quase uma certeza: os jogos da I Liga deverão, pela primeira vez, ser transmitidos apenas pela televisão paga, através da SportTV. O canal já avisou mesmo a ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) e a Autoridade da Concorrência que ninguém quis comprar os direitos televisivos.

O assunto está em análise na ERC, que na passada semana contactou a RTP, SIC e TVI para um eventual processo de mediação. A ERC pode estabelecer um preço considerado justo e tentar convencer as partes a entenderem-se. Outra hipótese é os três canais dividirem entre si os jogos.

Apesar de a lista dos eventos de interesse público que devem ser emitidos em sinal aberto incluir um jogo por jornada e de a lei da TV dizer que isso é obrigatório, não há qualquer sanção se essa norma não for cumprida nem é possível obrigar a SportTV a vender ou os canais a comprar.

O PÚBLICO sabe que a RTP não vai fazer qualquer proposta e a SIC também não, como confirmou o director-geral, Luís Marques. Nem a TVI, que transmitiu os jogos da I Liga para canal aberto nas duas últimas temporadas.

"Neste momento, não é um processo em aberto", adiantou ontem Rosa Cullell, administradora delegada da Media Capital, à Lusa. "A situação de mercado é muito diferente de há três ou quatro anos e os preços do futebol são muito elevados", justificou.

Ainda menos clara é a situação das transmissões dos jogos da liga espanhola desta temporada, que arranca também dentro de 15 dias. O empresário Miguel Paes do Amaral adquiriu os direitos desta competição para Portugal (substituindo a Sport TV) por três temporadas, a troco de 16 milhões de euros, mas ainda não tem definido um canal para a sua exibição.

Contactado pelo PÚBLICO, o empresário não quis comentar o assunto, nem confirmar se já teria liquidado um primeiro pagamento de um milhão de euros à MediaPro (detentora dos direitos internacionais), que venceu no final do passado mês de Junho.

Fonte: Público
Está aqui uma boa oportunidade para um dos novos canais, como a Bola TV... embora duvide que tenham capacidade financeira para isso. Parece-me ser um bom bluff dos canais generalistas para forçar a Sport TV a baixar o preço.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Pedro »

RTP assegura transmissão de jogos da I Liga nos canais internacionais e recusa revelar custos

A RTP garantiu os direitos de transmissão de um jogo de futebol por jornada nos canais internacionais RTP África e RTP Internacional, revelou fonte oficial da empresa.

O acordo com a Sport TV, empresa que detém os direitos dos jogos de futebol, ficou concluído na manhã de sexta-feira - dia em que arrancou do campeonato da I Liga -, mas não é válido para o território português.

Apenas a comunidade de língua portuguesa fora de Portugal vai poder assistir a um jogo em directo por semana.

Segundo fonte oficial da RTP, é costume a estação pública ter direitos de transmissão de um jogo por jornada nas antenas internacionais.

Questionada sobre o valor do contrato, a mesma fonte escusou-se a adiantar esta informação.

Pela primeira vez, o campeonato da I Liga arrancou sem que qualquer operador de sinal aberto - RTP, SIC e TVI - tenha apresentando uma proposta à Sport TV para transmitir os jogos num destes canais.

Facto é que a Lei da Televisão e o despacho da lista dos acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado não obrigam os operadores de televisão portugueses a comprar os direitos de transmissão da primeira Liga de futebol.

De acordo com o despacho n.º 4214/2012 de 22 de Março, que torna pública a lista dos acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado do público, há um conjunto de acontecimentos relativos aos quais deve ser facultado o acesso “pelos adquirentes dos respectivos direitos exclusivos que emitam em regime de acesso condicionado ou sem cobertura nacional aos operadores interessados na sua transmissão televisiva que emitam por via hertziana terrestre com cobertura nacional e acesso não condicionado”.

Nesta lista inclui-se a transmissão de “um jogo por jornada do campeonato nacional de futebol da I Liga, envolvendo necessariamente uma das três equipas melhor classificadas nos campeonatos das últimas cinco épocas”.

Assim, a Sport TV, que adquiriu os direitos de transmissão da I Liga, tem de facultar o acesso aos operadores em sinal aberto (RTP, TVI e SIC) de um jogo por jornada e esse jogo tem de envolver uma das três equipas melhores classificadas nas últimas cinco épocas.

Mas a Lei da Televisão, no artigo sobre a aquisição de direitos exclusivos, diz que os operadores com acesso condicionado e com direitos exclusivos de transmissão de acontecimentos que sejam objecto de interesse generalizado público “ficam obrigados a facultar, em termos não discriminatórios e de acordo com as condições do mercado, o seu acesso a outro ou outros operadores interessados” de sinal aberto.

Ou seja, “nem o despacho, nem a Lei da Televisão obrigam à compra”, explicou à Lusa o vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Arons de Carvalho.

Os operadores com acesso condicionado, neste caso a Sport TV, “são obrigados a pôr os direitos no mercado”, o que foi feito, mas até à data sem qualquer proposta de compra.

Miguel Relvas, ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, que tutela a RTP, foi bastante crítico, há duas épocas, quando a estação pública comprou os direitos de transmissão dos jogos da primeira liga de futebol numa altura em que o Governo era do PS.

Fonte: Público
Parece que só quem está fora é que vai ter acesso gratuito aos jogos...

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Tide »

A pergunta desta época: "A quantas equipas irá acontecer o mesmo que ao Leiria?".
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Pedro »

Bebé emprestado ao Rio Ave

Jogador será apresentado esta tarde em Vila do Conde.

Bebé, avançado português do Manchester United, vai ter finalmente a oportunidade de se estrear na principal liga portuguesa. Os red devils vão emprestar o jogador ao Rio Ave, devendo ser já nesta tarde apresentado em Vila do Conde, segundo avança a Antena 1.

O internacional português sub-21 foi contratado pelo Manchester United ao Vitória de Guimarães por dez milhões de euros em 2010, mas teve poucas oportunidades na formação orientada por Alex Ferguson, marcando apenas dois golos em sete jogos pela equipa principal, sendo, na maior parte das vezes, utilizado na equipa de reservas.

Em 2011/12, Bebé juntou-se ao numeroso núcleo de jogadores portugueses do Besiktas, mas a sua aventura no futebol turco também foi pouco feliz, lesionando-se com gravidade e disputando apenas alguns minutos no final da temporada. Na presente época, regressou ao United, mas não teve qualquer presença na equipa principal.

É o regresso de Bebé, de 22 anos, ao futebol português, ele que começou nos escalões de formação do Loures e deu depois nas vistas no Estrela da Amadora, de onde saiu para o Vitória de Guimarães, não chegando sequer a estrear-se na liga.

Em Vila do Conde, Bebé irá encontrar o técnico Nuno Espírito Santo, cujo empresário é o mesmo do jogador, Jorge Mendes, que já tem outros atletas seus no clube, como Rodriguez, Vítor Gomes e Ukra. O Rio Ave está a fazer uma boa campanha na liga portuguesa, ocupando o quinto lugar, com 18 pontos.

Fonte: Público
Foi daquelas transferências que nunca ninguém percebeu bem como é que aconteceu... e parece que a experiência dele no Manchester United chegou ao fim. Depois do empréstimo, não ficaria espantado se o tentassem vender para minimizar os danos.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Pedro »

Federação chumba alargamento

A Direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu esta sexta-feira chumbar a proposta de alargamento da Primeira Liga, aprovado pela Assembleia Geral da Liga de clubes, considerando que não respeita os princípios da competição.

"A Direção da Federação Portuguesa de Futebol não pode concordar com as propostas da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, nos termos em que elas se apresentam. Por um lado, elas não respeitam os princípios da estabilidade e integridade das competições. Por outro lado, não asseguram cabalmente a integração do Boavista FC Futebol, SAD, na I Liga", refere um comunicado da FPF.

Na AG extraordinária da LPFP de 6 de abril, a proposta de alargar o campeonato principal a 18 clubes, recorrendo à disputa de uma "liguilha" para preencher a 18.ª vaga (o 17.º será o Boavista), a realizar no final da presente temporada, envolvendo os dois últimos classificados da Primeira Liga e os terceiro e quarto da Segunda Liga, foi aprovada por maioria simples.

Esta decisão da FPF serviria para recolocar o Boavista na I Liga, após a decisão do Conselho de Justiça da FPF, que deu provimento ao recurso dos "axadrezados" à punição de descida de divisão, na sequência do caso "Apito Dourado".

No comunicado, a direção da Federação Portuguesa de Futebol, hoje reunida em Lisboa, refere que "sempre entendeu", e agora reafirma-o "que qualquer alteração à regulação dos quadros competitivos deve forçosamente ocorrer no início de uma época desportiva e não no seu decurso".

Ora as deliberações da Liga previam a alteração, com efeitos na época desportiva que ainda decorre - a três jornadas para o final do campeonato nacional de futebol -, das normas regulamentares que regem as subidas e descidas de divisão, as quais foram fixadas no início da época 2012-2013.

Desta forma, a direção da FPF reconhece que os "direitos, interesses e expetativas legítimas" de todos os participantes nessas competições "se veem abalados no momento quase final da mesma", e que as regras que deviam aparecer no início das competições, surgem, "em momento terminal das mesmas".

A Direção da FPF decidiu ainda instar a Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional a aprovar até 30 de Junho de 2013, nos termos que entender convenientes, o regime de subidas e descidas a aplicar no final da época 2013/2014, que permita que, na época desportiva seguinte (2014/2015), esteja concretizada a deliberação do Conselho de Justiça.

Em comunicado, a FPF acrescenta ainda, que "não se retira, de forma segura, a integração do Boavista FC Futebol, SAD, na I Liga", avançando que, neste domínio, "cumpre afirmar que a Direção da FPF mantém-se respeitadora das deliberações, e seus efeitos, dos seus órgãos jurisdicionais, designadamente do Conselho de Justiça, relativamente às quais é seu dever cumpri-las, mas ainda fazê-las cumprir".

A decisão da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, em não aprovar o alargamento da I Liga, registou somente um voto em sentido contrário.

Fonte: Record
Com o campeonato quase decidido, a atenção começa a virar-se para a próxima época... onde parece que, se calhar, vamos voltar a ter 16 clubes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Pedro »

E parece que afinal o campeonato não estava tão decidido quanto isso. Vai ser interessante ver como é que o Benfica reage à pressão de poder ganhar (ou perder) o título no Porto - e como é que os jogadores do Porto reagem à pressão de poder ter o rival a festejar o título em sua casa.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Pedro »

E o Benfica começa a fazer lembrar o Sporting do Peseiro... que, aparentemente, também não vai durar muito mais no Braga. Enquanto isso, o Paços confirmou ser a surpresa da época, ao garantir o último lugar com acesso à Liga dos Campeões.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Pedro »

E já se sabe quem vai fazer companhia ao Belenenses na subida: Arouca.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Primeira Liga 2012/2013

Mensagem por Pedro »

Acabou a edição deste ano. As decisões da última jornada resultaram no Porto campeão, com o Moreirense e Beira-Mar a descerem de divisão. O Sporting ficou-se por um desastroso sétimo lugar, com o 4-1 do último jogo a servir apenas para assegurar um goal average neutro.

Bloqueado