Europeu organizado por cidades

O lugar para quem gosta de desporto!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Europeu organizado por cidades

Mensagem por Pedro »

Platini propõe Europeu organizado por cidades

O Campeonato da Europa poderá estar prestes a sofrer nova alteração no seu figurino. Depois de acordado o aumento do número de participantes de 16 para 24 na próxima edição, em 2016, Michel Platini veio agora a terreiro afirmar que a competição poderia ser organizada não por um ou dois países mas sim em "12 ou 13 cidades espalhadas pela Europa".

O Comité Executivo da UEFA deverá deliberar no final do ano sobre esta hipótese que, a ser aprovada, constituiria uma autêntica revolução por ocasião do 60.º aniversário da maior prova de seleções do continente.

"Tive essa ideia de um Campeonato pela Europa fora. Haverá reuniões com as federações e, em dezembro ou janeiro, deveremos ter uma decisão tomada. A ideia agrada-me bastante e o próprio e a grande maioria dos elementos do Comité Executivo também achou uma bela solução", referiu o presidente da UEFA numa conferência de imprensa em Kiev.

Uma das razões para avançar com esta ideia está relacionada com aspectos económicos e gestão de recursos, adiantou Platini. "Porquê obrigar um país a construir 10 estádios, nove aeroportos, etc? Assim haverá um estádio por país e cidade por toda a Europa. Será bastante mais simples e barato. Mas é apenas uma ideia, nada está definido", explicou.

Custos para adeptos

Questionado sobre os custos de deslocação para os adeptos, Platini frisou que esse será um "bom tema de debate". "Agora existem companhias low-cost e será mais barato fazer essas viagens do que ir de Kiev a Kharkiv, ou de Londres a Donetsk", concluiu.

Fonte: Record
Depois da idiotice de aumentar o Euro para 24 equipas (qualquer dia nem vale a pena fazer a fase de Qualificação) e de tentar convencer a UEFA a evitar meios electrónicos para validar os golos (deve ajudar a conseguir as finais que ele gosta), agora vem o Euro espalhado pela Europa... para além da dor de cabeça logística para as equipas e do desgaste adicional nas deslocações, também não me parece que seja muito agradável para os adeptos. Se estão tão preocupados com os custos, basta diminuir um pouco a exigência... com a coordenação correcta, podiam organizar um Europeu até com quatro estádios, não é preciso pedir 8 ou 10.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Europeu organizado por cidades

Mensagem por Ricky147 »

Este tipo anda com alucinações!!!!!
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Europeu organizado por cidades

Mensagem por LIC »

amanhã acorda e pensa: "era bom não haver fase de grupos. faz-se uma final directa entre a Alemanha e o vencedor do Mundial no santiago barnameu"
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Europeu organizado por cidades

Mensagem por Pedro »

O Euro 2020 não vai ter só um anfitrião

A ideia, lançada por Michel Platini, foi aprovada na reunião do Comité Executivo da UEFA.

Uma competição de futebol espalhada por várias cidades europeias? A ideia foi lançada pelo presidente da UEFA, Michel Platini, no final do Euro 2012 – prova organizada conjuntamente pela Polónia e Ucrânia.

Poucos meses depois dessa declaração, que surpreendeu o mundo do futebol, o conceito foi aprovada na reunião do Comité Executivo da UEFA, em Lausana. E a experiência já tem data marcada: 2020.

O próximo Campeonato Europeu realiza-se em 2016 e será organizado pela França. Para 2020, então, ficará o Euro tal como Platini o idealizou. Espalhado por várias cidades da Europa.

“Porquê obrigar um ou dois países a construir dez estádios novos, dois aeroportos, etc.? Assim, haverá um estádio por país, por cidade, em toda a Europa. Será mais simples e mais barato”, dizia Platini em Junho.

E, confrontado com os custos de deslocação das equipas pelo continente, o presidente da UEFA apresentou uma solução: “Há companhias low-cost. Será menos caro viajar assim do que ir de Kiev a Kharkiv ou de Londres a Donetsk”. Em 2020 se verá se resultado.

Fonte: Público
E parece que a ideia vai mesmo em frente. :shock:

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Europeu organizado por cidades

Mensagem por bluestrattos »

Dependendo da lista de países envolvidos, pode resultar ou nao.

Paises como Alemanha,Polonia, Franca, Belgica,Holanda, Suica, Austria, Rep. Checa (podia continuar) estao todos bastante pertos e as principais cidades a muito poucas horas de distancia.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Europeu organizado por cidades

Mensagem por Pedro »

Euro'2020 vai disputar-se em 13 cidades

A fase final do Europeu de 2020 vai disputar-se em "13 diferentes cidades espalhadas pela Europa", mas as meias-finais e a final da prova realizam-se no mesmo recinto, decidiu este sábado o Comité Executivo da UEFA.

De acordo com o comunicado publicado no seu site oficial, o organismo que rege o futebol europeu aprovou "os princípios-chave" da competição, durante a reunião de hoje, na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).

"Os jogos serão divididos em 13 pacotes diferentes, com 12 pacotes ordinários, que incluem três jogos da fase de grupos e um da fase a eliminar (oitavos ou quartos-de-final), e um pacote a incluir as meias-finais e a final", indica a nota.

Cada federação poderá apresentar no máximo duas candidaturas, uma para um dos pacotes ordinários e outra para o pacote das meias-finais e final, mas apenas será autorizado um recinto anfitrião por país.

A capacidade dos estádios é um dos principais requisitos impostos pela UEFA: lotação mínima para 50.000 espetadores para jogos da fase de grupos e oitavos de final, 60.000 para os quartos de final e 70.000 para as meias-finais e final.

Com a atual lotação, nenhum dos estádios portugueses poderia acolher os três últimos jogos da prova, pois foram abertas duas exceções, para estádio com capacidade mínima de 30.000 espetadores, mas apenas para partidas da fase de grupos e "oitavos".

Todas as seleções participarão na fase de qualificação, pelo que os 13 países escolhidos para receber jogos não se qualificarão automaticamente, mas as anfitriãs terão a garantia de disputar dois jogos no seu país na fase de grupos, garantia que desaparece na fase a eliminar.

Os grupos da fase final continuarão a ser decididos através de um sorteio com cabeças de série, mas a distribuição das seleções anfitriãs pelos grupos terá em conta as distâncias de viagem, com voos que não excedam duas horas de duração entre cidades anfitriãs.

Em abril de 2013 arranca a fase para apresentação das candidaturas por parte dos países interessados, que terão até abril/maio de 2014 para entregar os respetivos dossiers. O Comité Executivo da UEFA vai escolher em setembro de 2014 as cidades-sede do Europeu de 2020.

Fonte: Record
Já está definido o modelo. Parece-me interessante não haver nenhuma selecção qualificada à partida. No entanto, o sorteio vai estar severamente condicionado pelas regras que envolvem as cidades anfitriãs.

Quase que apostaria que Portugal vai candidatar-se a um dos 12 "pacotes" da fase de grupos, com um dos estádios de Lisboa. Espero é que não se lembrem de construir outro estádio para esse efeito... ainda aproveitam a desculpa para um novo Estádio Nacional com capacidade para 50 mil pessoas e que apenas receberia a final da Taça de Portugal.

Responder