Collina demite-se

O lugar para quem gosta de desporto!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Collina demite-se

Mensagem por Pedro »

Collina demite-se

Pierluigi Collina demitiu-se da Associação de Árbitros de Itália, como protesto pela decisão da Federação Italiana de Futebol que o relegou para a Série B (2ª. Divisão).

Collina, cujo limite de idade já expirou, mas a quem foi dada permissão para arbitrar mais um ano, fez um contrato de publicidade com a Opel, marca que também aparece nas camisolas do AC Milão.

Perante esta situação, a federação pediu-lhe que rescindisse o contrato para não deixar dúvidas a ninguém sobre a sua isenção quando dirigisse jogos da Série A, só que Collina não aceitou, foi relegado para a Série B e agora demitiu-se.

Fonte: O Jogo
Eu teria feito exactamente o mesmo. Colocam em causa a sua integridade, relegam-no para uma divisão secundária por não cumprir uma ordem ridícula... é óbvio que se demite.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Quem perde é a Federação Italiana, na minha opinião, um dos melhores e mais respeitados árbitros dos últimos anos.

É da maneira que agora o Collina, pode viver a sua reformazinha descansado, gozar os frutos da publicidade, ganhar uns cobres fazendo análises e comentários.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Yep... também acho que a Federação Italiana de Futebol é a única que fica a perder nisto.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Como se o patrocínio fosse influenciar resultados, principalmente com um árbitro desta categoria.
O melhor árbitro de futebol sem dúvida!!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Não sei se será o melhor mas, sem dúvida que era o mais mediático com aquele look. Eu preferia o Anders Frisk e o Kim Milton Nielsen...
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O Anders Frisk já lixou Portugal em diversas competições... por isso o outro é melhor! Para mim o melhor é o Collina.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Respeito a opinião, mas acho que o Collina consegue de longe bater o Anders Frisk. A seguir ao Collina eu talvez colocasse o Markus Merk

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Ainda está para vir outro árbitro que mande calar um jogador apenas com o olhar.
Quanto à demissão forçada, acho que não é nada de novo. Quando alguém faz sombra a quem se encontra na direcção seja de que associação for, torna-se automaticamente una persona non grata. Qualquer pretexto serve para destruir a sua imagem.
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Imagem

Yes master... :shock:

Imagem

:shock:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Não foi apenas esse o problema. Por acaso li na altura várias noticias e ele não pediu autorização à Associação de Árbitros Italiana para assinar o contrato de publicidade (imaginem agora os nossos funcionários públicos ou privados a assinarem contratos de publicidade com outras empresas sem pedir autorização e andarem pelo local de trabalho a fazerem essa publicidade...).

Se está nos estatutos/lei dessa Associação que tal acto vale uma penalização e ser despromovido está de acordo com as penalizações descritas, então tenho muita pena mas "Dura Lex, Sed Lex" e não há aqui estrelas (por mt competente que seja).


Quanto a influências de resultados... duvido, no entanto no melhor pano cai a nódoa e os italianos, tal como os portugueses (no geral da população, não apenas os árbitros), não são propriamente a Fonte da Integridade, por isso também não me admirava nada que tal pudesse acontecer, apesar de duvidar.


A meu ver, Colina para dar um estalo de luva branca devia apitar os jogos da 2ª Série e dizer que é árbitro e que tanto se lhe faz apitar jogos da 1ª Divisão como uma equipa dos distritais (ou algo similar), o que dissiparia quaisquer dúvidas qto à sua integridade ... assim até põe em dúvida se realmente ele não queria apenas apitar a 1ª Série, o que era estranho ...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Corsario-Negro Escreveu:Não foi apenas esse o problema. Por acaso li na altura várias noticias e ele não pediu autorização à Associação de Árbitros Italiana para assinar o contrato de publicidade (imaginem agora os nossos funcionários públicos ou privados a assinarem contratos de publicidade com outras empresas sem pedir autorização e andarem pelo local de trabalho a fazerem essa publicidade...).
Não tem nada a ver. Ele não assinou nenhum contrato de trabalho com uma empresa rival. O que ele aceitou foi parecido com os patrocínios que os jogadores aceitam. Não vejo nada de errado nisso.

Corsario-Negro Escreveu:A meu ver, Colina para dar um estalo de luva branca devia apitar os jogos da 2ª Série e dizer que é árbitro e que tanto se lhe faz apitar jogos da 1ª Divisão como uma equipa dos distritais (ou algo similar), o que dissiparia quaisquer dúvidas qto à sua integridade ... assim até põe em dúvida se realmente ele não queria apenas apitar a 1ª Série, o que era estranho ...
Assim foi muito pior. Mostrou-lhes que não precisa da federação para nada (o que é verdade), que ele não pode ser quebrado por pressões (o que também é verdade) e que eles é que ficam a perder (mais uma vez, também é verdade).

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Mais uma vez repito... se nos estatutos da Associação de Árbitros italianas há regras quanto a aceitar contratos publicitários e Colina não as seguiu, então não há mas nem meio mas, foi punido como qualquer outro árbitro deveria ser. (com ou sem invejas)

Caso seja só um caso de inveja e não haja nada nos estatutos da Ass. Arbitros Italiana que aborde os contratos publicitários dos árbitros, então Colina deve poder pô-los em Tribunal (é uma questão de se investigar a Lei Italiana se tem algo contra esta possivel discriminação sem nenhuma base nos estatutos da Ass. Árbitros. - mais uma vez dizendo, se se verificar que não há nada nos estatutos da Ass. Árbitros).


Quanto a não precisar da Federação para nada... tb a federação não precisa dele para nada, os jogos continuam a ser jogados com ou sem Colina. Quanto à qualidade... era um bom árbitro, mas a sua saída não altera nada.


Não há aqui lugar para se era bom ou mau árbitro... é apenas uma questão legal. A Justiça é cega e se realmente ele procedeu mal, há que ser punido, caso contrário, há que punir quem procedeu mal ao despromovê-lo.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Corsario-Negro Escreveu:Mais uma vez repito... se nos estatutos da Associação de Árbitros italianas há regras quanto a aceitar contratos publicitários e Colina não as seguiu, então não há mas nem meio mas, foi punido como qualquer outro árbitro deveria ser. (com ou sem invejas).
Pois, mas há? Eu não li nada sobre isso... se bem que os jornais também costumam "esquecer-se" das coisas. :?

Corsario-Negro Escreveu:Quanto a não precisar da Federação para nada... tb a federação não precisa dele para nada, os jogos continuam a ser jogados com ou sem Colina. Quanto à qualidade... era um bom árbitro, mas a sua saída não altera nada.
Árbitros da qualidade dele são precisos em todas as federações.

Avatar do Utilizador
RuIp3dRo
Regular
Regular
Mensagens: 175
Registado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 21:25
Localização: Coimbra

Mensagem por RuIp3dRo »

Em Inglaterra tudo se resolve com multas, em Itália tudo se resolve com "ameaças" e depois despedimentos e em Portugal nada se resolve.. e assim vai a Europa futebolística.

Já agora aproveito para dizer que o sr. Collina é de longe o melhor e mais mediático árbitro do mundo e que por algum motivo lhe foi concedido mais um ano para arbitrar, depois de este ultrapassar a idade legal para um árbitro se reformar.

Quanto aos outros árbitros referidos por vós concordo com algumas das opiniões, mas deixaram-me com um vazio enorme no estômago quando se esqueceram do Sr. Olegário Benquerença, sem dúvida o maior orgulho português.

Deixando-me de ironias e voltando ao tópico, acredito que esta tenha sido a melhor opção para o Collina, pois mesmo não tendo o melhor adeus da arbitragem em Itália, o mérito dos outros anos ninguém lhe tira.

Tenho dito. :wink:
ImagemCaminhando para a glória..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O melhor árbitro português era o Vítor Pereira.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder