Câmera de vídeo

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Câmera de vídeo

Mensagem por Pedro »

Durante uma visita à Worten Outlet, reparei numas câmeras de vídeo a €129. Embora a opção de vídeo da minha máquina fotográfica tenha servido para as necessidades de filmar que tive até ao momento, o preço pareceu-me suficientemente baixo para parecer interessante (mesmo sendo provavelmente câmeras de geração anterior - zoom óptimo 20x e digital 800x, as actuais já vêm com 34x/1200x, pelo que tenho visto).

Como não percebo grande coisa de câmeras de vídeo, fica aqui uma questão possivelmente estúpida... todas estas câmeras (miniDV) permitem passar informação para o PC?

Uma pesquisa no google diz que é possível fazê-lo por firewire ou USB em algumas câmeras, mas que se perde qualidade na transferência. Esta diminuição é susbtancial ou mal se nota? Também não me interessa comprar uma câmera que, ao passar para o PC, acabe por ficar com qualidade pior que a minha actual Z612.

As cassetes podem ser reutilizadas sem limite? Ou seja, compro uma, gravo as coisas nela, passo para o PC, apago... e está pronta a usar? Ou acontece como nas VHS, que ao fim de algum tempo começava a notar-se perda de qualidade?

Finalmente, quem comprou uma... dá jeito? O facto de ser baseada em cassete e não em disco ou cartão parece-me algo redutor em termos de flexibilidade... mas como nunca usei uma, não faço ideia.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Eu tenho uma mini DV e nunca notei que houvesse perda de qualidade ao passar para o PC. Ao contrário do formato hi8, o mini DV tem qualidade digital, pelo que, a existir perda de qualidade, é minima.
Relativamente à questão das cassetes, tal como qualquer registo magnético, ao final de várias regravações, começa-se a sentir algum ruído na imagem, mas uma limpeza regular às cabeças de gravação, acabam por atrasar esse processo de deterioração das k7's.
E todas as camaras dão para passar para o PC, pelo menos via USB.
Quanto à flexibilidade... bem, as cassetes são pequenas (mais ou menos do tamanho das antigas K7's dos ditafones. Claro que uma câmara baseada em cartão, tem melhor portabilidade, por serem mais pequenas, mas as mini DV também não são trambolhos como eram as VHS.
Se realmente te interessas por video ou estás disposto a fazer umas brincadeiras, esse preço é imbatível. A minha custou 700 euros há 4 ou 5 anos... :shock:
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Yep, é essencialmente pelo preço. Até agora, o vídeo da máquina fotográfica que tenho tem servido bem... mas €129 por uma câmera de vídeo que parece ser pelo menos decente parece-me uma boa oportunidade.

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

opah, para te ser sincero o meu pai adquiriu uma Canon e aquilo á noite é uma miséria e a nivel de som também não é muito melhor!!

a Sony que ele tinha antes desta (que presentemente e sem exagerar) já deve ter alguns 12 a 13 anos é bem melhor que esta Canon que ainda nem 2 deve ter
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Miguel: até as camaras profissinais são uma desgraça à noite :wink:
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

Ricky147 Escreveu:Miguel: até as camaras profissinais são uma desgraça à noite :wink:
ya, tens razão

mas aquela desfoca tudo mesmo
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Já estive a ver melhor os modelos disponíveis.

- Sony HC35e: €129
- Sony HC46e: €169
- Canon MD110: €169
- JVC D720: €199

A JVC deverá ser para eliminar, porque a diferença de preço começa a ser exagerada. A HC46e, pelo que li no google, tem algumas críticas negativas. A dúvida está entre a Sony mais barata ou a Canon... alguém tem uma destas ou pode comentar se valem a diferença de preço? Embora seja barato, também não queria gastar dinheiro em algo demasiado fraco para ser útil.

Outra coisa importante: a Canon anuncia que tem uma entrada para microfone, para "gravar som de alta qualidade". Isto significa que não tem microfone incluído? Ou tem e o que existe é a possibilidade de ligar outro? É que não me vejo a andar com um microfone atrás...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Estive a ver umas reviews e estou a ficar com algumas dúvidas quanto ao formato. Há três questões chatas: a transferência tem de ser por firewire (não tenho, logo tenho de comprar um adaptador), é em tempo real (uma hora de vídeo demora uma hora a transferir) e ocupa imenso espaço (uma hora ocupa cerca de 12 gb). Confirmam isto tudo? Se for assim, são umas desvantagens algo aborrecidas...

Li também que a bateria que vem com a Sony é fraquíssima e só aguenta uns 45 minutos de vídeo, o que me parece pouco. Pode ser mais uma contrariedade... :?

setim
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registado: segunda-feira, 09 julho 2007 9:57

Mensagem por setim »

link

vejam esse link..

pra mim ia pra sony 46E, se calhar até vou mesmo comprar...

depois de ler as especificacoes todas parace-me bem melhor que a 35E, em todos os pontos menos no focus, até a bateria é mais potente.

deem mais feedback.

cumprimentos

ricardo Silva

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O link compara a 53e e não a 35e. Não sei quais são as diferenças, mas não é a mesma câmera. :p

Para a 35e encontro imensa informação, todas a recomendá-la como sendo uma óptima câmera para quem está a iniciar-se - embora seja mesmo só para iniciados. A 46e já removi da lista, por causa do zoom (muito abaixo das outras) e por algumas críticas mais negativas. A Canon é uma incógnita... praticamente não encontro críticas. :?

setim
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registado: segunda-feira, 09 julho 2007 9:57

Mensagem por setim »

bem visto.. nem tinha reparado, vou voltar analisar..

abraços

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E entretanto mudaram algumas coisas. O MD110 da Canon foi substituído pelo MV900 e surgiram vários outros modelos entre €119 e €169 (incluindo Sony, JVC e Samsung).

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E acabei por optar por uma JVC D-740 (€169). Ainda está a carregar a bateria, pelo que não experimentei... mas assim que tiver mais alguma experiência, deixo alguns comentários.

Eles têm lá bastantes, entre os €119 e €199.

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

Pedro Escreveu:E acabei por optar por uma JVC D-740 (€169). Ainda está a carregar a bateria, pelo que não experimentei... mas assim que tiver mais alguma experiência, deixo alguns comentários.

Eles têm lá bastantes, entre os €119 e €199.
Onde compraste :?: :?:
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Miguel_Silva Escreveu:
Pedro Escreveu:E acabei por optar por uma JVC D-740 (€169). Ainda está a carregar a bateria, pelo que não experimentei... mas assim que tiver mais alguma experiência, deixo alguns comentários.

Eles têm lá bastantes, entre os €119 e €199.
Onde compraste :?: :?:
Este tópico começa assim:
Pedro Escreveu:Durante uma visita à Worten Outlet, reparei numas câmeras de vídeo a €129. [...]

Responder