Idiocracy - o futuro?

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Idiocracy - o futuro?

Mensagem por Pedro »

Já mencionei este filme no tópico dos filmes recomendados, mas acho que merece uma discussão mais alargada sobre o tema que retrata.

O filme parte de uma experiência do governo que envolve hibernação. De modo a poupar fundos nos treinos de soldados, o governo americano pretende congelar os melhores, de modo a descongelá-los quando forem precisos. Para testar essa experiência, escolhem um soldado normal (mediano em todos os aspectos) e decidem congelá-lo durante um ano... só que o responsável da experiência é preso, a experiência é esquecida e ele só acorda 500 anos depois.

A sociedade para a qual acorda é o resultado de 500 anos de "estupidificação", em que o QI médio desceu abruptamente. O programa de maior sucesso chama-se "Ow, my balls!" (que teria lugar na TVI), as pessoas usam roupas cheias de publicidade a marcas, há um ministro que ganhou o lugar num concurso (por cá fico com a impressão que já chegámos a esse ponto), toda a gente bebe Brawndo porque tem electrólitos (apesar de ninguém saber o que são... lembra-me a publicidade do Bífidus activo e similar), a língua é dominada pelo calão e escrever/falar correctamente é motivo de gozo (também já estamos quase lá)... bem, em vez de continuar, recomendo que vejam o filme. Deixo-vos com 3 vídeos, para ficarem com uma ideia do que os espera.
Ida ao médico
Um julgamente
O presidente dos EUA

O filme é, basicamente, uma comédia. No entanto, é também uma crítica à sociedade actual (especialmente à americana, mas infelizmente também é extensível ao nosso país). Após vê-lo, olhando em volta acabamos por ver que possivelmente caminhamos para algo assim (se olharmos para a programação da TVI após ver o filme, até pensamos que estamos quase lá). Por isso... vejam-no. It's got electrolytes! E depois digam se não caminhamos para algo similar... :?

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Também já vi o filme e de facto é triste ver que a ficção ali retratada se tende a aproximar cada vez mais da nossa realidade.

Eu não consigo ver esse filme sem deixar de pensar também num outro: Brazil

Mas voltando ao tópico, se o que está a acontecer e quase de certeza algo semelhante ao filme irá ter lugar, num futuro próximo, os culpados somos nós.

Responder