Zeca Afonso

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Responder
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Zeca Afonso

Mensagem por Lino »

Zeca é Zeca, cantautor genial, lutador pelo povo e a sua liberdade, da qual esteve também privado. Desde a Balada de Coimbra à música de intervenção, ele influenciou grandes nomes e gerações, além de ter inspirado os Capitães de Abril.
Ontem, dia em que fez 20 anos que ele faleceu, fui a um concerto de homenagem ao Zeca Afonso em que cantou Vitorino, Janita Salomé e Zé Carvalho e depois de imensas críticas destes ao estado do país (maternidades, mentalidade, saúde, liberdades), vi um senhor a chorar no final do Grândola. Isso diz tudo. :D
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

mora alguem na casa dele? (no quebra-costas se n estou em erro) era engraçado ver lá uma especie de casa-museu dedicado à sua vida e obra

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A casa é no Largo da Sé Velha... não sei, mas pode-se sempre bater à porta...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

zeca era único

um homem sem medo, enfrentou o antigo regime sem pensar nas represálias k ele poderia vir a sofrer

as musicas dele atravessaram várias gerações e deus queira que continuem a atravessar,

eu tenho um vinil duplo dele ao vivo no coliseu dos recreios (Lisboa) de 83, mas ainda gostava de ter mais material dele, e hei-de conseguir

o zeca mesmo depois de ter desaparecido á 20 anos continua a ser um ícone máximo da musica em portugal
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Em 1958, José Afonso grava o seu primeiro disco "Baladas de Coimbra".
:D não sabia disto..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Tirei do Tugamp3 o cd Utopia, em que Vitorino e Janita cantam o Zeca. Tenho o concerto do Coliseu, o último dele, em cassete que ouço volta e meia.
Aliás, ele dizia que não dava concertos, eram sessões culturais.

Zeca começou pelas baladas de Coimbra, quando estudava Direito em Coimbra, e tece vários filhos. "Menino é d'Oiro" foi escrita por ele aquando do nascimento do primeiro e tb escreveu "Canção de Embalar (dorme pequenino a estrela de alva...) e deu aulas em várias cidades, o meu pai conviveu com ele no Algarve quando lá trabalhava. José Afonso era de Aveiro. Esteve preso em Caxias onde escreveu "Era um redondo vocábulo". Grândola foi escolhida como senha da revolução pois não estava na lista das músicas proibidas da Emissora Nacional em 1974. Vivia em Azeitão e faleceu em Setúbal.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

rigor
Veterano
Veterano
Mensagens: 503
Registado: segunda-feira, 19 fevereiro 2007 12:44

Mensagem por rigor »

Lino Escreveu:Tirei do Tugamp3 o cd Utopia, em que Vitorino e Janita cantam o Zeca.
lino, cuidado com isso... :wink:
Imagem

Responder