Página 1 de 1

Cinemas a €2.5 a 11, 12 e 13 de Maio

Enviado: domingo, 03 maio 2015 18:12
por Pedro
O cinema mais perto de sua casa vai ter bilhetes a 2,5 euros

Todas as salas de cinema, cinematecas e auditórios em Portugal participam. São 499 cinemas, quase 94 mil lugares, durante três dias. Fixe a data: 11, 12 e 13 de maio.

499 salas, três dias, bilhetes a 2,5 euros. A primeira Festa do Cinema a realizar-se em Portugal vai ter lugar nos dias 11, 12 e 13 de maio, e quer levar mais pessoas às salas do cinema. Todos os cinemas, cinematecas e auditórios do país se associaram à Festa, e vão cobrar apenas 2,5 euros pelos bilhetes durante esses dias.

Participam no festival todos os cinemas da Nos Lusomundo, da UCI, do grupo Medeia, Orient Cinemas, Cinemax, Socorama - Castello Lopes, Cinema City e Vivacine. A estes somam-se 26 cineclubes, do Ao Norte em Viana do Castelo ao Cineclube de Faro, mais 10 salas independentes, assim como auditórios municipais de Monção a Lagoa. Os bilhetes custarão 2,50 euros, exceto para os filmes Imax, 3D e salas VIP.

"Temos de levar mais espetadores ao cinema e esse é o grande desafio", disse a presidente do Instituto do Cinema do Audiovisual (ICA), Filomena Serras Pereira, que hoje apresentou a iniciativa, em Lisboa.

Nuno Sousa, em representação dos exibidores de cinema, sublinhou tratar-se da primeira vez que exibidores e distribuidores em Portugal se associam para realizar a primeira Festa do Cinema. Questionado sobre se o preço dos bilhetes é um dos fatores que retira público das salas de cinema, Nuno Sousa disse não ser o único, admitindo porém que pode condicionar.

A Festa do Cinema não pressupõe qualquer alteração à programação agendada para as salas, e pode ver aqui os filmes que estarão em sala durante a iniciativa, e onde serão exibidos.

A iniciativa é uma réplica da "Fiesta del Cine", que se realiza em Espanha desde 2009. Nesse ano teve 342 mil espetactadores. Em 2014, quando a festa passou a ser semestral, a fasquia ultrapassou os dois milhões de bilhetes vendidos.

Em Portugal, o primeiro trimestre deste ano registou um aumento de 2,9 milhões de euros e cerca de 574.000 espectadores nas salas de cinema, comparando com o mesmo período de 2014, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual. De acordo com as estatísticas do ICA, o aumento ultrapassa os vinte por cento tanto no número de espectadores como na receita de bilheteira, impulsionado pelos resultados obtidos no mês de fevereiro.

Fonte: Diário de Notícias
Se este fosse o preço normal, provavelmente as salas de cinema não estariam praticamente abandonadas. Em relação a esta promoção, como calha durante a semana... não sei se vai ter o sucesso esperado.