Nova taxa sobre dispositivos de gravação

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Nova taxa sobre dispositivos de gravação

Mensagem por banjix »

Se o PR for coerente, há de voltar a vetar esta proposta de decreto, que é completamente absurda!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Nova taxa sobre dispositivos de gravação

Mensagem por Pedro »

O problema é que, pelo que parece, não pode vetar uma segunda vez.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Nova taxa sobre dispositivos de gravação

Mensagem por Hal9000 »

Mas pode enviar para o tribunal constitucional. Resta-nos essa esperança...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Nova taxa sobre dispositivos de gravação

Mensagem por Pedro »

Cavaco Silva diz que lei da cópia privada devia ter sido reponderada

O Presidente da República aprovou o decreto 320/XII, referente à renovação da lei da cópia privada, mas acabou por deixar um recado aos deputados.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, considera que após o seu veto presidencial alguns elementos da renovação da lei da cópia privada "deveriam ter justificado uma reponderação das soluções constantes do regime aprovado".

Cavaco Silva recorre a um acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia de 5 de março para lembrar que a justiça "afirmou a necessidade de conformar a legislação nacional ao disposto naquela diretiva, limitando os excessos da lei da cópia privada em matéria de compensação equitativa".

O Presidente da República salienta que o acórdão não impede "a aprovação de uma lei da cópia privada que imponha a obrigação de compensação equitativa pela aquisição de dispositivos", mas que "tal compensação está sujeita a apertados limites".

"Em qualquer caso, resulta inequívoco do acórdão que os Estados possuem ampla liberdade para aprovarem ou não legislação nesta matéria", lê-se na informação relativa à aprovação presidencial.

No documento Aníbal Cavaco Silva relembra ainda que a Comissão Europeia está a trabalhar numa reforma de várias regras europeias tendo em conta a criação de um Mercado Único Digital, algo que também foi de certa forma ignorado pelos deputados portugueses.

"Não foi feita uma adequada e equilibrada ponderação de todos os interesses em presença, atendendo, nomeadamente, à necessidade de assegurar uma efetiva e real proteção dos direitos dos autores e criadores que não implique custos injustificados para os consumidores nem afete o desenvolvimento da economia digital, sector de importância estratégica para Portugal num contexto de grande competitividade à escala global", defende Cavaco Silva.

O veto presidencial sobre a lei da cópia privada aconteceu no dia 31 de março, tendo Aníbal Cavaco Silva apontado alguns "defeitos" ao diploma, algo que não travou as intenções da maioria parlamentar CDS-PP/PSD. No dia 8 de maio a renovação legislativa foi novamente aprovada no Parlamento, o que forçou a aprovação presidencial.

Do lado de quem está contra a renovação da lei da cópia privada a AGEFE lamenta a aprovação e fala num imposto encapotado, enquanto a AGECOP está satisfeita por ver finalmente o caso a avançar.

Recorda-se que com a aprovação será criada uma taxa para smartphones, tablets, computadores e outros dispositivos com capacidade de armazenamento. Conheça aqui todas as taxas que serão aplicadas.

Fonte: TeK
Bem, parece-me confirmado que o cargo de Presidente da República é completamente inútil...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Nova taxa sobre dispositivos de gravação

Mensagem por banjix »

Pedro Escreveu:Bem, parece-me confirmado que o cargo de Presidente da República é completamente inútil...
Tive exatamente o mesmo pensamento!!! Afinal, para que serve o PR?!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Nova taxa sobre dispositivos de gravação

Mensagem por Pedro »

E hoje já temos os novos preços. A partir de agora, nas compras de tudo o que pague esta taxa, só as lojas estrangeiras é que vão ver o meu dinheiro. Parece-me ser a melhor maneira de transmitir a "mensagem" de que isto é uma idiotice pegada...

Responder