Página 1 de 1

Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: terça-feira, 29 janeiro 2013 23:34
por Pedro
Grupo Sonae Sierra vai avaliar destino das 49 salas de cinema que vão fechar

O grupo Sonae Sierra anunciou, esta terça-feira, que cessou contrato com a Socorama Cinemas porque a exibidora "acumulou uma dívida de valor muito elevado" e vai avaliar o destino a dar às 49 salas que vão fechar.

A exibidora anunciou, esta terça-feira, que encerrará até quinta-feira 49 salas de cinema nos centros comerciais do grupo Sonae Sierra onde operava em Viana do Castelo, São João da Madeira, Covilhã, Leiria, Loures, Seixal, Guia e Ponta Delgada.

"Apesar do apoio dado, a [Socorama Cinemas] Castello Lopes acumulou uma dívida de valor muito elevado e não reuniu outras condições necessárias à viabilização da operação dos cinemas", afirmou o grupo Sonae Sierra em comunicado enviado à agência Lusa.

Contactada pela Lusa, fonte da comunicação do grupo empresarial não quis adiantar o montante da dívida em causa, referindo que estão agora em cima da mesa várias opções de uso das salas de cinema que irão encerrar.

"Não está nada decidido, estamos em negociações com outros operadores e a analisar diferentes opções, que incluem outro tipo de uso [das salas de cinema] que não seja só cinema", disse a mesma fonte.

O encerramento das salas de cinema implicará o despedimento de 55 trabalhadores e a não renovação de contrato de outros 20 funcionários.

Em declarações à agência Lusa, fonte do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV) disse que ainda não se reuniu com a administração da exibidora e que iria tomar conhecimento de toda a situação laboral dos trabalhadores ao longo desta terça-feira.

Na página oficial na Internet, a exibidora em causa apresenta-se como empresa Socorama - Cinemas SA que "opera na área de exibição de cinema sob a insígnia Castello Lopes Cinemas".

Porém, o distribuidor José Manuel Castello Lopes, há várias décadas ligado ao cinema em Portugal, demarcou-se hoje da decisão de encerramento dos cinemas, apesar do apelido de família estar ligado àquela exibidora.

"A circunstância da Castello Lopes ter a sigla Castello Lopes - Cinemas, colocada nas paredes exteriores das salas que a Socorama explora, significa apenas um 'apport' publicitário a pedido da dita Socorama e legalizado por contrato, aliás com condicionantes no sentido da cessação desse mesmo contrato", explica o distribuidor em comunicado.

A Socorama detém 106 salas de cinema e em 2012 registou 12,6 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.

Apesar de ser a segunda maior exibidora, atrás da Zon Lusomundo Cinemas, a exibidora registou uma quebra de 1,7 milhões de euros em relação a 2011.

Quanto ao número de espetadores, de acordo com dados do Instituto do Cinema e Audiovisual de 2012, a empresa registou também quebras - por retração do consumo dos portugueses - de cerca de 375 mil bilhetes vendidos.

Fonte: Jornal de Notícias
É uma situação que não espanta. O preço de uma ida ao cinema actualmente é abusivo e isso faz com que, numa altura de crise, muitas pessoas considerem um luxo desnecessário. Diga-se de passagem que é algo a que muitos começam a ficar indiferentes, perante a enorme variedade de alternativas existentes para ver filmes recentes em casa - mesmo que se tenha de esperar algum tempo até sair a versão para DVD/Bluray ou esperar para ver num canal da TV paga.

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: quarta-feira, 30 janeiro 2013 1:46
por Chong Li
Já nem me lembro da última vez que fui ao cinema...

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: quarta-feira, 30 janeiro 2013 18:21
por Pedro
"Pouca de atractividade" do cinema extingue exibição no distrito de Castelo Branco

Fecham mais quatro salas da Socorama-Castello Lopes, desta feita em centro comercial gerido pela Cushman & Wakefield que não voltará a apostar no cinema.

A “pouca atractividade” do cinema para os frequentadores do centro comercial Fórum Castelo Branco, que fez com que a Socorama-Castello Lopes vendesse menos de 80 mil bilhetes em 2011 e em 2012, ditou o encerramento das quatro salas do shopping, fazendo com que o distrito de Castelo Branco fique a partir de quinta-feira sem exibição de cinema comercial privada. Na terça-feira, foi anunciado o fecho dos quatro ecrãs do Serra Shopping , na Covilhã por falta de acordo entre a Socorama e a Sonae Sierra, proprietária deste centro comercial e de nove outros onde a Castello-Lopes encerra mais 58 ecrãs em Janeiro.

Além do distrito de Viana do Castelo e do arquipélago dos Açores, que são algumas das regiões que ficam sem exibição cinematográfica privada comercial na sequência do encerramento dessas 62 salas em shoppings da Sonae Sierra [parte do grupo Sonae, proprietário do PÚBLICO], Castelo Branco ficará agora sem salas desta tipologia na sequência da cessação do contrato com a Socorama por parte da administração do espaço gerido pela Cushman & Wakefield.

A administração do centro indica em comunicado, citado pela Lusa, que “os fracos resultados” das salas e a sua “pouca atractividade, traduzidos no facto de apenas 1,5 % de visitantes do centro comercial frequentarem os cinemas”, motivaram o encerramento. E vai procurar “uma actividade alternativa para o espaço”, tendo já iniciado “conversações com alguns retalhistas”.

João Paulo Abreu, administrador da Socorama, explica ao PÚBLICO que o contrato entre as partes, assinado em Fevereiro de 2008, incluía “uma cláusula de cessação accionável por ambos os contratantes” quando se verificassem resultados abaixo do limite [da venda] de 80 mil bilhetes por ano”, algo que aconteceu em 2011 e 2012. Notificado há cerca de duas semanas do facto, João Paulo Abreu considera que este caso tem contornos distintos dos conhecidos terça-feira quanto ao encerramento de 49 ecrãs em Viana do Castelo, Ponta Delgada, Guia, Leiria, São João da Madeira, Covilhã, Loures, Funchal e Seixal, por impossibilidade de acordo com a Sonae Sierra, bem como do fecho das seis salas do Centro Comercial Continente de Portimão – ecrãs fechados a 3 de Janeiro porque “os contratos [de exploração] acabaram”.

Tal como no caso de Viana do Castelo ou Açores, no distrito de Castelo Branco a exibição cinematográfica fica agora - salvo ocupação do espaço do Serra Shopping por outro exibidor -, resumida à actividade de cineclubes ou cinemas municipais de exibição pontual ou regular, visto que os gestores do Fórum Castelo Branco já não procuram preencher o espaço com cinemas, onde contam ter um retalhista em actividade no “último trimestre” de 2013.

Fonte: Público
Mais um sinal de que esta área precisa de mudar. Acho que é a primeira vez que ouço falar num distrito inteiro sem cinemas.

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: quarta-feira, 30 janeiro 2013 19:37
por gunky
custa muito falar da pirataria aqui no forum?!? :roll:

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: quinta-feira, 31 janeiro 2013 21:21
por |zype|
gunky Escreveu:custa muito falar da pirataria aqui no forum?!? :roll:
ah e tal e coise :twisted:

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: sábado, 02 fevereiro 2013 21:21
por banjix
A pirataria até pode ter algum efeito no facto das pessos já não irem ao cinema. Mas penso que o problema está antes disso. Como já disseram, o preço dos bilhetes é demasiado elevado e em alturas de crise como a que se vive isso é importante, embora as promoções no Forum Coimbra (Centro Comercial) até sejam atractivas. Cinema e Jantar por 8€ e qualquer coisa, se não me engano... Eu já não vou ao cinema há muito tempo por 2 motivos: 1º a filha de 2 anos; 2º o preço dos bilhetes.

A questão da pirataria até poderá ser uma falsa questão. Temos de concordar que ver um filme no cinema e na televisão não têm nada a ver! No cinema é 30000 vezes melhor!

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: sábado, 02 fevereiro 2013 22:05
por Hal9000
banjix Escreveu:
A questão da pirataria até poderá ser uma falsa questão. Temos de concordar que ver um filme no cinema e na televisão não têm nada a ver! No cinema é 30000 vezes melhor!
Acho que te enganaste..querias dizer 30000 vezes pior...Cinemas sem manutenção, com som marado, ter de gramar com publicidade, quando eu paguei para ver um filme e não publicidade...Ter de gramar com pipoqueiros ruminantes e barulhentos, telemóveis a tocar, etc... Não...prefiro ver em casa no meu home cinema :P

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: segunda-feira, 04 fevereiro 2013 10:40
por Ricky147
Pessoalmente (mesmo com as pipocas e com a publicidade e tudo o mais), nada como um bom filme num ecrã de cinema.

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: terça-feira, 12 fevereiro 2013 18:47
por banjix
Ricky147 Escreveu:Pessoalmente (mesmo com as pipocas e com a publicidade e tudo o mais), nada como um bom filme num ecrã de cinema.
Eu partilho esta opinião. :)

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: terça-feira, 12 fevereiro 2013 19:02
por Pedro
O único problema que eu vejo actualmente no cinema é mesmo o preço. Por muito boa que seja a experiência, está na lista de "luxos" a que muitas pessoas não se podem dar... e não me parece que a situação vá alterar. Acho que apenas um cinema em modelo "low cost" teria sucesso nesta altura.

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: quarta-feira, 13 fevereiro 2013 9:36
por Ricky147
Pedro Escreveu:O único problema que eu vejo actualmente no cinema é mesmo o preço. Por muito boa que seja a experiência, está na lista de "luxos" a que muitas pessoas não se podem dar... e não me parece que a situação vá alterar. Acho que apenas um cinema em modelo "low cost" teria sucesso nesta altura.
Realmente é caro, sem dúvida. Pessoalmente, como sou cliente Zon, beneficio bilhete grátis na compra de outro. Mas existem promoções com cartão FNAC, com Galp Fast, etc, etc.

Re: Grupo Sonae Sierra fecha 49 salas de cinema

Enviado: terça-feira, 26 fevereiro 2013 17:02
por Pedro
Cinemas encerrados por falta de pagamento da luz

Várias salas do grupo Socorama estão às escuras e foram obrigadas a fechar portas. Entre elas está o histórico cinema Londres, em Lisboa.

O histórico cinema Londres, em Lisboa, encontra-se encerrado desde quinta-feira, depois de lhe ter sido cortada a electricidade, por falta de pagamento das contas.

Para além desta sala, fecharam portas outros cinemas do grupo Socorama em Cascais, Barreiro e Setúbal, pelo mesmo motivo, desconhecendo-se até ao momento data para a sua reabertura.

Em declarações ao Correio da Manhã, António Caetano, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV), afirma que "puseram os trabalhadores na rua e mandaram-nos ir para casa."

Aos trabalhadores agora despedidos, somam-se os 75 funcionários que já tinham sido dispensados nos últimos dias de janeiro, na sequência do pedido de insolvência da Socorama, que alegou ter 12 milhões de euros de passivo, e do encerramento de 47 das 106 salas de cinema que o grupo detinha em todo o país.

Luz chegou a ser cortada durante exibições

"Não vejo perspetiva quanto à reabertura destas salas de cinemas", referiu António Caetano ao Correio da Manhã. O SINTTAV põe ainda em causa a atuação da gerência da Socorama e acusa o grupo de fechar as negociações dos processos de despedimento, na véspera do pedido de insolvência, o que deita por terra o ressarcimento do trabalhadores através do fundo de garantia salarial. "As indemnizações não devem cair neste processo", acrescentou.

Abertos mantêm-se, pelo menos, os cinemas de Santarém e de Torres Novas, de acordo com o dirigente sindical.

Carlos Neves, representante dos trabalhadores, disse à Lusa que o corte de energia ocorreu, em alguns casos, durante sessões de cinema que estavam a decorrer na altura, acrescentando ainda que as cartas a notificar a decisão de corte de eletricidade tinham sido enviadas em janeiro. Para Carlos Neves, a atual situação da exibidora - até aqui uma das maiores em Portugal - resulta de uma "gestão ruinosa e desastrosa ao longo dos últimos anos".

A Lusa tentou contatar a administração da Socorama, mas não obteve resposta.

Fonte: Expresso
Um cinema que fecha por causa de falta de pagamento da electricidade... acho que é a primeira vez que leio sobre algo do género. Parece-me também que pode ter havido alguma atitude negligente por parte da administração, pois alguns cortes ocorreram durante exibições de filmes.