Óculos Real D 3D

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Avatar do Utilizador
- marco P
Regular
Regular
Mensagens: 148
Registado: quarta-feira, 02 setembro 2009 23:44
Localização: Coimbra
Contacto:

Óculos Real D 3D

Mensagem por - marco P »

Tava a pensar em ver um filme em 3D no computador, com os óculos do cinema.
Tive a ver no Google mas basicamente fiquei na mesma, saquei um programa que nada me valeu mas pronto.
Se alguem souber como é que posso ver os filmes no computador em 3D cos óculos agradecia, porque é da maneira que dava utilidade aos 2€ dos óculos :lol:
http://marcopinheiro.com WebSite Pessoal. Aceito sugestões/opiniões :)
http://marcopinheiro.iorbix.com exprimentem :)

Avatar do Utilizador
cereal86
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: segunda-feira, 28 janeiro 2008 20:35
Localização: Coimbra

Mensagem por cereal86 »

atenção que 2€ é a taxa 3D para os filmes. os óculos só custam 0.50€

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

Podes ver filmes e até jogar jogos em 3D desde que a tua gráfica e monitor sejam compatíveis.

O monitor deve der no mínimo de 200Hz e a gráfica, (se for Nvidia por exemplo,) tem de ser uma da série> 8000 (para filmes) ou da série> 9000 (para filmes e jogos), e atenção que nem todos os jogos são compatíveis, mas no site da nvidia tens lá alguns demos porreiros que demonstram as potencialidades do 3D.

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

dryden Escreveu:Podes ver filmes e até jogar jogos em 3D desde que a tua gráfica e monitor sejam compatíveis.
O monitor deve der no mínimo de 200Hz e a gráfica, (se for Nvidia por exemplo,) tem de ser uma da série> 8000 (para filmes) ou da série> 9000 (para filmes e jogos), e atenção que nem todos os jogos são compatíveis, mas no site da nvidia tens lá alguns demos porreiros que demonstram as potencialidades do 3D.
Pelo que percebi, o MarcoP quer usar os óculos baratos como os vermelhos/azuis ou uns polarizados.

A solução que sugeriste passa pela utilização de óculos activos que tapam a tua visão alternadamente. Só esses óculos custam aproximadamente 150€...
Além disso, requerem um monitor especial que ele com certeza que não tem.

Neste momento há uma enorme indefinição relativamente ao 3D porque existem várias tecnologias concorrentes.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

pedro.slv Escreveu:
dryden Escreveu:Podes ver filmes e até jogar jogos em 3D desde que a tua gráfica e monitor sejam compatíveis.
O monitor deve der no mínimo de 200Hz e a gráfica, (se for Nvidia por exemplo,) tem de ser uma da série> 8000 (para filmes) ou da série> 9000 (para filmes e jogos), e atenção que nem todos os jogos são compatíveis, mas no site da nvidia tens lá alguns demos porreiros que demonstram as potencialidades do 3D.
Pelo que percebi, o MarcoP quer usar os óculos baratos como os vermelhos/azuis ou uns polarizados.

A solução que sugeriste passa pela utilização de óculos activos que tapam a tua visão alternadamente. Só esses óculos custam aproximadamente 150€...
Além disso, requerem um monitor especial que ele com certeza que não tem.

Neste momento há uma enorme indefinição relativamente ao 3D porque existem várias tecnologias concorrentes.
Não necessitas de óculos activos para veres o efeito 3D. Os do cinema dão perfeitamente desde que tenhas uma TV/Monitor com pelo menos 200Hz. E quando digo "os do cinema", estou a referir-me aos actuais, não aqueles de "visão estéreo" verdes e vermelhos ou azuis e vermelhos.

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

dryden Escreveu:O monitor deve der no mínimo de 200Hz
Quanto ao refresh, não é preciso nenhum monitor de 200Hz, mas sim de 120Hz.
Imagem

dryden Escreveu:e a gráfica, (se for Nvidia por exemplo,) tem de ser uma da série> 8000 (para filmes) ou da série> 9000 (para filmes e jogos)
Relativamente a ser necessário uma gráfica série 9 para jogos, a série 8 (como por exemplo a 8800GT) também dá, como podes verificar em: http://www.nvidia.com/object/3d-vision- ... ments.html
dryden Escreveu:Não necessitas de óculos activos para veres o efeito 3D. Os do cinema dão perfeitamente desde que tenhas uma TV/Monitor com pelo menos 200Hz. E quando digo "os do cinema", estou a referir-me aos actuais, não aqueles de "visão estéreo" verdes e vermelhos ou azuis e vermelhos.
Há cada vez mais conteúdo 3D como por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=63GAVDNTYLE
Para este tipo de vídeo 3D são necessários óculos de 2 cores, assim como alguns filmes de cinema.

Mas, para saber mais o melhor é ir a http://www.youtube.com/watch?v=5ANcspdYh_U
Na parte inferior direita existe o botão "3D" que nos permite escolher a forma como desejamos ver o conteúdo 3D

Avatar do Utilizador
- marco P
Regular
Regular
Mensagens: 148
Registado: quarta-feira, 02 setembro 2009 23:44
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por - marco P »

obrigado pelas respostas, sempre deu para esclarecer que não é assim tão fácil :s
http://marcopinheiro.com WebSite Pessoal. Aceito sugestões/opiniões :)
http://marcopinheiro.iorbix.com exprimentem :)

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

O facto de a TV/monitor ter uma frequência abaixo dos 200 Hz pode fazer com que a imagem não seja totalmente fluida, provocando algum desconforto e cansaço na visão.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

dryden Escreveu:[...]
Não necessitas de óculos activos para veres o efeito 3D. Os do cinema dão perfeitamente desde que tenhas uma TV/Monitor com pelo menos 200Hz. E quando digo "os do cinema", estou a referir-me aos actuais, não aqueles de "visão estéreo" verdes e vermelhos ou azuis e vermelhos.
Não há forma possível de ver conteúdos em 3D em casa com os óculos referidos.
O sistema que está aqui a ser discutido é o utilizado pela Lusomundo e que se baseia em luz polarizada. Cada uma das lentes dos óculos fornecidos filtra a luz emitida pelos projectores (são 2 projectores) de maneira a que cada olho receba uma imagem diferente.

Dito de uma forma muito simplista e redutora, a luz correspondente à imagem do olho esquerdo é emitida em ondas electromagnéticas orientadas horizontalmente (o "ondular" é "para os lados") e a luz correspondente à imagem do olho direito é emitida em ondas electromagnéticas orientadas verticalmente (o "ondular" é "para cima e para baixo"). Como cada uma das lentes só deixa entrar a luz com uma determinada orientação, só passa a imagem correspondente.

Ver conteúdos em 3D em casa implica, neste momento, óculos activos (e equipamento - TV/monitor - compatível) ou aqueles óculos manhosos com uma lente de cada cor.

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

banjix Escreveu:O facto de a TV/monitor ter uma frequência abaixo dos 200 Hz pode fazer com que a imagem não seja totalmente fluida, provocando algum desconforto e cansaço na visão.
Qual é o refresh que estás a utilizar no teu monitor do computador, Banjix? Aposto que é de 60Hz...

Quanto aos monitores certificados pela nVidia, só existem de 100 ou 120Hz. Na lista não está nenhum de 200Hz
http://www.nvidia.com/object/3d-vision- ... ments.html

Já agora, este é o logo que nos permite saber que o monitor foi certificado pela nVidia:
http://www.bjorn3d.com/Material/revimag ... ady_3D.png

PS: Eu já experimentei 2 sistemas nVidia 3D Vision em monitores de 120Hz e devo-te dizer que estava tudo 100% impecável. A imagem era (evidentemente) fluida e não notei qualquer tipo de desconforto ou cansaço na visão.

PS2:algumas pessoas não conseguem ver a 3D devido a problemas de visão. Aliás, durante a instalação do software, a nVidia faz logo o teste!
http://www.pcper.com/images/reviews/656/setup5.jpg

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

No mínimo para n darem cabo dos olhos a taxa de actualização deve ser 150hz (2x75). Como é obvio consegue-se imagens 3D com um monitor de 120Hz, que é convertido em 2x60Hz, mas tal como já disse noutro tópico isto resulta no efeito "olhos fritos" quem se lembra dos monitores mais antigos cuja taxa de actualização máxima era 60hz sabe que basta 1 ou 2 horas à frente do pc para ficar à rasca dos olhos.

Não faço ideia o que é que a nvidia certifica ou não, provavelmente certificam o que lhes dá mais dinheiro, de qq forma, desde que tenham o sistema certo, com um monitor/tv de 200hz têm uma qualidade mto melhor. E digo tv pq com uma tv a 200hz (quer diga 3D ou não) é possível ver filmes em 3D.

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

dryden Escreveu:resulta no efeito "olhos fritos" quem se lembra dos monitores mais antigos cuja taxa de actualização máxima era 60hz sabe que basta 1 ou 2 horas à frente do pc para ficar à rasca dos olhos.
Caso não tenhas reparado, não é comparável o cansaço de um monitor CRT a 60HZ (o mínimo que eu recomendo também é de 75Hz) com o monitor LCD/TFT (que funcionam tipicamente a 60Hz e produzem muito menos cansaço que um CRT a 75 ou mesmo a 100Hz)

Dryden, já convidei o Banjix e agora convido-te a ti a dizeres qual é o refrescamento do teu monitor.
O meu LG de 22" suporta 59 e 60Hz, estando de momento no refresh por default: 60Hz:
Imagem

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

O problema da taxa de refrescamento dos antigos monitores CRT estava relacionado com o efeito de cintilação associado a este tipo de monitores e que é mais perceptível a taxas de refrescamento mais baixas. Um monitor TFT simplesmente não cintila, seja qual for a taxa de refrescamento.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Há uns dias atrás, no Foz Plaza (Figueira da Foz), numa loja da PT ou da Meo, ou lá o que era, estava uma televisão a transmitir um jogo de futebol em 3D e estavam lá uns óculos daqueles do cinema. Eu experimentei ver aquilo e a impressão que fiquei foi má: A imagem não era fluída. Conseguia-se ver, de facto o 3D, que era bom quando a imagem era parada ou com pouco movimento, mas de resto a imagem não era fluída. Ora... Isto deve-se a quê?
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

lude
Regular
Regular
Mensagens: 129
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

banjix Escreveu:...numa loja da PT ou da Meo... uns óculos daqueles do cinema. Eu experimentei ver aquilo e a impressão que fiquei foi má
Actualmente existem vários tipos de tecnologias concorrentes relativamente ao 3D.

Eu já experimentei 2 sistemas diferentes, ambos da nVidia e em ambos os casos a qualidade é absolutamente fantástica, fenomenal mesmo.
As imagens eram 100% nítidas tanto em imagem parada como em movimento e não causavam qualquer tipo de desconforto.

Por exemplo, há sistemas 3D em que em cada frame "roubam" metade das linhas para o olho direito e a outra metade para o olho
esquerdo, diminuindo assim a resolução efectiva. Relativamente ao sistema nVidia, há uma imagem FullHD para cada olho.
Quanto ao sistema usado pela PT/Meo, nunca experimentei nem não faço ideia qual seja.

PS: os plasmas que estavam a decair de popularidade devido aos LCD's, voltaram revitalizados devido ao 3D.

Responder