Como criar uma "rede" segura de internet?

Para discussões sobre temas relacionados com Internet (sites, chats, etc)
Responder
*Cmpg*
Regular
Regular
Mensagens: 109
Registado: sábado, 31 janeiro 2009 3:43

Como criar uma "rede" segura de internet?

Mensagem por *Cmpg* »

Boas.. Estou com um problema pequenito! preciso de ajuda :oops:
Estou "em vias" de abrir um novo snack-bar, e como nos tempos de hoje não se vive sem Internet, já estive a ver os preços e tal.. mas...
Não sei como criar uma "rede" segura de Internet, ou seja, mesmo tendo tráfego ilimitado, não quero que o prédio todo e arredores use a minha net, mas também parece mal pedir o IP a todos os clientes para adicionar na minha "rede"..
Será que me podem ajudar :?: :?:

Desde já Obrigado.. :D
*faz o que quiseres... mas faz bem feito*

Avatar do Utilizador
SuperMind
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 73
Registado: domingo, 23 março 2008 12:35
Localização: Campo de Besteiros :P

Mensagem por SuperMind »

Talvez existam métodos mais eficazes mas penso que algo bastante simples seria criar uma password de acesso à rede. No entanto as pessoas do prédio e arredores poderiam simplesmente ir ao bar, consumir alguma coisa, pedir a pass e depois voltar para o quarto/apartamento.

Portanto, se calhar, o melhor seria um password de acesso que mudasse todos os dias (daria algum trabalho mas penso que iria dar resultado). Mesmo que um dos vizinho quisesse internet à borla teria de ir ao bar consumir alguma coisa para saber a nova password. Assim ganhavas também, visto que estariam sempre a consumir xD.

Pode ser que alguém que já tenha necessidade de o fazer possa ter mais alguma ideia. Pode-se também fazer um sistema de contas (não faço ideia como sei apenas que existe) em que cada utilizador teria de requisitar o username/pass na gerência do bar. Depois apenas teria de ver os logs de acesso para verificar se não existiria alguma utilização "abusiva" do serviço.

Espero ter ajudado.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

A melhor abordagem é a do hotspot, ou seja em vez de teres o router a ligar directamente à internet, precisas de ter um modem ligado a um PC servidor que te faça a gestão de PCs clientes e o servidor é q liga e faz a gestão do router wireless.

Desta forma podes fazer uma melhor gestão de clientes, podes deixar a rede aberta com uma autenticação por http, e podes emitir passwords com a duração de x tempo por exemplo.
Ou seja, imagina que um cliente entra agora a rede esta aberta, ele entra mas aparece-lhe uma página web a pedir pass, ele pede-te a password, tu das-lhe ou imprimes um talão com uma pass que expira dentro de x horas (1 ou 2 por ex.), ao mesmo tempo tens outros clientes com outras passes diferentes.

Assim não corres o risco de teres vizinhos a utilizarem-te a net porque mesmo que tenham ido tomar café e tenham pedido a pass, essa pass expira em pouco tempo.

Ordep
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 98
Registado: segunda-feira, 26 novembro 2007 18:22

Mensagem por Ordep »

Com uma rede wireless tambem consegues saber quem esta ligado á rede com o Wi-Fi Defense por exemplo.

*Cmpg*
Regular
Regular
Mensagens: 109
Registado: sábado, 31 janeiro 2009 3:43

Mensagem por *Cmpg* »

estou a perceber a ideia, mas isso é muito complicado de fazer??
Tipo, tenho que chamar um técnico de informática ou o pessoal da TV CABO (por exemplo), sabe fazer isso?

Obrigado :oops:
*faz o que quiseres... mas faz bem feito*

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

nao caga nesses gajos pa...O melhor que te aconselho e 1 pouco de google....

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

*Cmpg* Escreveu:estou a perceber a ideia, mas isso é muito complicado de fazer??
Tipo, tenho que chamar um técnico de informática ou o pessoal da TV CABO (por exemplo), sabe fazer isso?

Obrigado :oops:

Tenho quase a certeza q nem a TVCabo nem nenhum ISP te faz isso.

Se perceberes minimamente de informática safas-te bem. Só precisas do seguinte material:
1 Router Wireless.
1 Modem ou gateway p/ a ligação a net.
1 PC com 2 placas de rede.

O resto é software e configurações.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

basicamente o mais fácil é mudares a pass todo os dias..

dinosaur
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: segunda-feira, 15 setembro 2008 14:02

Mensagem por dinosaur »

Não sei se já resolveste o problema.... mas aqui vai de qualquer forma.
Não sei onde é o tal snack-bar, mas posso garantir-te que se for para os lados do polo II vais ser chupado à força toda... é o que acontece a toda e qualquer pesso que tenho um router/AP sem fios em casa.
Não existem ligações sem fios seguras acredita. Existem sim umas menos vulneráveis do que as outras.
O ideal era registares o MAC de cada cliente. Se não quiseres, com encriptação WPA2 já ficas razoavelmente bem servido.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

dinosaur Escreveu:Não sei se já resolveste o problema.... mas aqui vai de qualquer forma.
Não sei onde é o tal snack-bar, mas posso garantir-te que se for para os lados do polo II vais ser chupado à força toda... é o que acontece a toda e qualquer pesso que tenho um router/AP sem fios em casa.
Não existem ligações sem fios seguras acredita. Existem sim umas menos vulneráveis do que as outras.
O ideal era registares o MAC de cada cliente. Se não quiseres, com encriptação WPA2 já ficas razoavelmente bem servido.
O objectivo é permitir que os clientes se liguem, não impedir toda a gente...
Tenta lá hackar um AP da PTWifi e vê se consegues... Rede aberta e não te ligas se não tiveres uma pass... Essa a melhor abordagem para um café deste tipo... Não com PTWifi, claro, mas com uma rede aberta e um servidor a gerir as pws.

Protecções por mac não só são demasiado trabalhosas para serem pensáveis para um wireless publico, como nem dão em nada, o MAC muda-se em 5segundos quer no windows quer em linux, sem utilizar sequer nenhum programa externo...

*Cmpg*
Regular
Regular
Mensagens: 109
Registado: sábado, 31 janeiro 2009 3:43

Mensagem por *Cmpg* »

O bar ainda não abriu.. Burocracias neste pais, nunca se viu igual :evil:

Quanto à Internet, por enquanto acho que o pass é a ideia mais acessível, isto porque eu percebo pouco destes assuntos :oops:

Pensei que houvesse alguma maneira pratica de restringir o acesso à minha "rede", tipo, só naqueles 100m2...
*faz o que quiseres... mas faz bem feito*

dinosaur
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: segunda-feira, 15 setembro 2008 14:02

Mensagem por dinosaur »

dryden Escreveu:
dinosaur Escreveu:Não sei se já resolveste o problema.... mas aqui vai de qualquer forma.
Não sei onde é o tal snack-bar, mas posso garantir-te que se for para os lados do polo II vais ser chupado à força toda... é o que acontece a toda e qualquer pesso que tenho um router/AP sem fios em casa.
Não existem ligações sem fios seguras acredita. Existem sim umas menos vulneráveis do que as outras.
O ideal era registares o MAC de cada cliente. Se não quiseres, com encriptação WPA2 já ficas razoavelmente bem servido.
O objectivo é permitir que os clientes se liguem, não impedir toda a gente...
Tenta lá hackar um AP da PTWifi e vê se consegues... Rede aberta e não te ligas se não tiveres uma pass... Essa a melhor abordagem para um café deste tipo... Não com PTWifi, claro, mas com uma rede aberta e um servidor a gerir as pws.

Protecções por mac não só são demasiado trabalhosas para serem pensáveis para um wireless publico, como nem dão em nada, o MAC muda-se em 5segundos quer no windows quer em linux, sem utilizar sequer nenhum programa externo...
Um AP da PTWifi??? Alguns ainda usam encriptação wep..... E mesmo o WPA não é impossivel de hackear apenas demora algum tempo.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

dinosaur Escreveu:Um AP da PTWifi??? Alguns ainda usam encriptação wep..... E mesmo o WPA não é impossivel de hackear apenas demora algum tempo.
Nunca disse q o WPA era impossivel de hackar... O que eu disse é que a melhor e mais prática protecção é ter o AP aberto e ter autenticação por http.
Os APs PTWifi n usam encriptação nenhuma... experimenta ir por exemplo à loja do cidadão, ligas-te ao ap na boa, so que entres em que página entrares vai sempre aparecer a página a pedir o teu username e pw e enquanto n puseres n passas dali...

Avatar do Utilizador
map
Regular
Regular
Mensagens: 191
Registado: segunda-feira, 05 novembro 2007 14:30
Localização: Coimbra

Mensagem por map »

Bom dia pessoal.

Estou a tentar ajudar um amigo numa situação como esta.

Mas queria sugestões destes softwares que aqui se falam, pois nunca testei nenhum, nem fiz nada do género.

Cumps.

Responder