Chrome: novo browser do Google

Para discussões sobre temas relacionados com Internet (sites, chats, etc)
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Chrome: novo browser do Google

Mensagem por Pedro »

Foi anunciado que o Google vai hoje lançar o seu novo browser, o Google Chrome. Já andei a espreitar um comic que eles fizeram a explicar as diferenças.

A ideia que me pareceu mais interessante reside na utilização de processos para cada tab. Isto vai gastar mais memória inicialmente, mas tem a enorme vantagem de um problema num tab não causar um crash a todas as instâncias do browser (como acontece no Firefox, por exemplo). Acaba também por contribuir para uma melhor gestão da memória a long prazo, embora inicialmente seja mais pesado.

Também incluíram algumas alterações que deverão permitir poupar mais memória (e ajudar a evitar memory leaks), assim como acrescentaram restrições de privilégios que podem ajudar a diminuir a infecção por malware. O interface também vai sofrer algumas alterações em relação ao normal, com reposicionamento das tabs e inclusão de um modo de pesquisa na barra de endereços (semelhante ao que o Firefox já usa - e que por vezes dá jeito, outras vezes só atrapalha).

Eu fiquei um pouco desiludido com a nova versão do Firefox, que me parece mais lenta, pesada e instável, sem ver isto compensado por melhorias interessantes... vamos ver o que sai daqui, pode ser que surja uma nova alternativa (ou mais um motivo para ficar com o Firefox :p).

Assim que for lançado, edito este post para meter aqui o link. Entretanto, podem ir espreitando o tal comic.

Edit: já foi disponibilizado. Podem obtê-lo em http://www.google.com/chrome

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E este post já está a ser feito a partir do Chrome. A primeira coisa que noto é que faltam os mouse gestures que tanto jeito fazem no Opera e no Firefox (com plugin).

Enquanto escrevia o parágrafo acima, detectei um bug. Quando a palavra que estamos a escrever não cabe na linha, por vezes ela desaparece de cima, aparece um pedaço na linha de baixo e, passado algum tempo, finalmente aparece toda. É um bocado irritado (o "finalmente" que está na frase anterior passou para "ente" durante um bocado). Não é o melhor dos começos... embora eles indiquem que se trata de uma versão beta.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Google sempre a evoluir!
Eu prefiro esperar pela versão definitiva! :lol:

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

O que são os mouse gestures? Uso o Opera e não estou a ver o que seja isso!
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Controlar o browser com o rato. Por exemplo, botão direito mais movimento para cima abre uma nova tab, botão direito mais movimento em L fecha a tab, etc. Poupa-se um tempo enorme.

Já encontrei mais uns bugs em pouco mais de 20 minutos de utilização contínua. Em termos de vantagens ainda não vi nada que me faça pensar em mudar.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu:Controlar o browser com o rato. Por exemplo, botão direito mais movimento para cima abre uma nova tab, botão direito mais movimento em L fecha a tab, etc. Poupa-se um tempo enorme.
Ah, ok. Já sei o que é... mas não costumo usar!
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Parece-me porreiro, mas acho a navegação um pouco mais lenta que o opera, e ao escrever este post, aconteceu exactamente o que ja tinha sido relatado, desaparecem palavras :lol: No entanto acho que está no bom caminho :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

RuiSantos Escreveu:Google sempre a evoluir!
Eu prefiro esperar pela versão definitiva! :lol:
Tendo em conta que o Gmail ainda está em beta, acho que vais esperar um bom bocado. :p

Para já, não vou mudar. Faltam muitas das opções que uso nos dois browsers da "concorrência" (Opera e Firefox), ainda tem alguns bugs chatos, faltam muitas opções de customização e não oferece nada de novo que compense a mudança. Pode ser que melhore na próxima versão.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Pedro Escreveu:Tendo em conta que o Gmail ainda está em beta, acho que vais esperar um bom bocado. :p
Por acaso também não uso Gmail! :p

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

a maior revoluçao é o interface e gestao de memoria. tenho a impressao de ser mais rapido que o firefox...



nao mudo por estar agarrado as extensoes do FF

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

Eu tenho notado alguns bugs com sites que usam flash, principalmente o youtube. Volta e meia o browser bloqueia (por vezes ao ponto do browser detectar que o plug-in está bloqueado).

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Saíu hoje a primeira actualização, mas sempre que tento actualizar dá erro (diz que o server de actualizações não está disponível). Alguém já conseguiu actualizar?

Avatar do Utilizador
guga_13
Regular
Regular
Mensagens: 196
Registado: terça-feira, 12 setembro 2006 12:52
Localização: Coimbra

Mensagem por guga_13 »

De facto o consumo de Ram é mínimo, mas continuo a preferir o Opera


btw, o peopleware fez a comparação dos browsers e incluiu o chrome do google
http://www.pplware.com/2008/09/05/compa ... -browsers/

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O consumo de RAM é superior no Chrome, tens de contabilizar todos os processos abertos pelo browser (já que abre um por tab). Para teres acesso ao total, pressiona em control+esc dentro do Chrome.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Está disponível uma nova versão. A etiqueta de "beta" foi largada a partir desta versão (o que me surpreendeu, pois esperava um longo período de beta). Em termos de mudanças, foi anunciada uma maior estabilidade, melhoria de performance nos plugins, correcção de alguns bugs e algumas alterações no modo de funcionamento dos bookmarks. Começou também a preparar-se um novo engine de addons.

Pessoalmente, enquanto escrevia este texto, reparei que ainda não corrigiram o bug do texto que desaparece e aparece em formulários, o que torna a utilização deste browser em fóruns extremamente irritante. Quando corrigirem isso e acrescentarem addons (para ter aqui mouse gestures), talvez pondere a mudança definitiva. Até lá, mesmo sem ser beta, continua sem me parecer pronto para competir com o Explorer, Firefox ou Opera.

Responder