Regras nos blogs e direitos de autor e imagem

Para discussões sobre temas relacionados com Internet (sites, chats, etc)
Responder
Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Localização: Quem vem de la para cá, fica do lado direito

Regras nos blogs e direitos de autor e imagem

Mensagem por Megane »

Eu sei que já existe topico sobre blogs, mas de facto nao creio que seja o mais apropriado para este tipo de pergunta que pretendo colocar.
Neste momento quase tudo o que mexe tem um blog, e eu estou a pensar aderir a essa onda e criar tambem um blog. Contudo, ha algo que me tem forçado a não criar, que é o seguinte, caso eu crie um blog em que trate de assuntos relacionados com carros, mais propriamente viaturas desportivas, curiosidades sobre as marcas, etc, ao colocar fotografias de viaturas, ao escrever o nome das marcas, estarei eu a cometer algum tipo de irregularidade? Estarei a violar direitos de imagem ou qualquer coisa do genero?

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Regras nos blogs e direitos de autor e imagem

Mensagem por bluestrattos »

Megane Escreveu:Eu sei que já existe topico sobre blogs, mas de facto nao creio que seja o mais apropriado para este tipo de pergunta que pretendo colocar.
Neste momento quase tudo o que mexe tem um blog, e eu estou a pensar aderir a essa onda e criar tambem um blog. Contudo, ha algo que me tem forçado a não criar, que é o seguinte, caso eu crie um blog em que trate de assuntos relacionados com carros, mais propriamente viaturas desportivas, curiosidades sobre as marcas, etc, ao colocar fotografias de viaturas, ao escrever o nome das marcas, estarei eu a cometer algum tipo de irregularidade? Estarei a violar direitos de imagem ou qualquer coisa do genero?
Não há qualquer problema nisso, se for possível podes colocar a fonte da imagem, se foi a outro blog, por exemplo. Se desconfiares que a imagem possa ter direitos de autor, envia um e-mail a explicar para que fim pretendes usar a imagem,e não haverá problemas, pois normalmente para finalidades como blogues e afins, toda a gente colabora. Mas regra geral e para a finalidade que pretendes, não creio que venhas a ter problemas. No limite, podes receber um e-mail de alguém a dizer que não podes ter a imagem xyz exposta.

Avatar do Utilizador
anaallo
Experiente
Experiente
Mensagens: 261
Registado: quarta-feira, 28 novembro 2007 20:09
Localização: Aveiro
Contacto:

Mensagem por anaallo »

Exacto o melhor é citares a fonte. O mais problemático é quando recorres a algo que alguém tenha escrito, aí tens que recorrer a uma citação senão será pelágio...

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Conheço certo blog em que certa pessoa coloca vários textos copiados de outros blogs (normalmente de arquivos antigos, para dar menos nas vistas) e que clama como seus :) Já fiz o alerta umas 2 ou 3 vezes, mas parece que foi ignorado... Se isso lhe vale uns engates... boa sorte, what else can I say?!

Avatar do Utilizador
anaallo
Experiente
Experiente
Mensagens: 261
Registado: quarta-feira, 28 novembro 2007 20:09
Localização: Aveiro
Contacto:

Mensagem por anaallo »

Podes sempre alertar o autor (o original) de que a sua fonte inspiradora está a ser açambarcada... :P

Responder