Página 1 de 1
Acesso à Banda Larga na vila da Lousã
Enviado: quinta-feira, 10 janeiro 2008 22:07
por UrbanLife
Brevemente irei mudar de casa para um apartamento na Lousã e vou ter que instalar um serviço de acesso à Internet.
Por isso gostaria de consultar as opiniões de quem lá mora.
- Quais os fornecedores de acesso que existem e quais as tecnologia usadas (ADSL, cabo, etc.)?
- Qual a qualidade do serviço prestado? A ligação cai muitas vezes ou é intermitente?
- Quais as velocidades reais obtidas? São velocidades uniformes ao longo do dia ou têm períodos durantes os quais estas diminuem significativamente?
- Existem hotspots wireless na vila (tais como estações dos correios)? São de acesso livre e gratuito?
- Algum pormenor que valha a pena referir?
Desde já o meu obrigado aos meus futuros "vizinhos".

Re: Acesso à Banda Larga na vila da Lousã
Enviado: segunda-feira, 14 janeiro 2008 16:18
por banjix
- Quais os fornecedores de acesso que existem e quais as tecnologia usadas (ADSL, cabo, etc.)?
Existem vários fornecedores que te possibilitam o acesso à Internet, nomeadamente: ADSL, Cabo e operadores móveis (Vodafone, TMN e Optimus). Não sei se é verdade, mas penso que a TV Cabo suspendeu a ligação a novos clientes. Sei que no centro da vila há quem tenha acesso à Internet pela NetCabo, mas fora isso não estou a ver grandes desenvolvimentos.
- Qual a qualidade do serviço prestado? A ligação cai muitas vezes ou é intermitente?
Sei que a ADSL tem um serviço bastante estável. Relativamente à Internet móvel, também sei que a Vodafone tem uma cobertura bastante boa. Das outras operadoras não sei.
- Quais as velocidades reais obtidas? São velocidades uniformes ao longo do dia ou têm períodos durantes os quais estas diminuem significativamente?
A ADSL tem um serviço bastante estável. Um amigo meu que tem acesso pela NetCabo é que se queixa que a ligação, por vezes, fica muito lenta.
- Existem hotspots wireless na vila (tais como estações dos correios)? São de acesso livre e gratuito?
Existe um hotspot da PT na estação dos correios, de acesso livre e "gratuito" para quem é cliente Sapo, como em todos os hotspots da PT. Quem não é cliente, pode adquirir uma senha, válidos por um determinado período (e bastante caros, diga-se de passagem).
- Algum pormenor que valha a pena referir?
Alguns bares (só me lembro de dois) disponibilizam Internet wireless aos clientes. São eles: a discoteca A Padaria e o bar que está na Nave de Exposições. Relativamente a este último, sei que disponibilizava Internet wireless até há algum tempo atrás, mas não sei se, neste momento, isso ainda acontece.
Enviado: terça-feira, 22 janeiro 2008 21:14
por UrbanLife
Banjix,
Obrigado pelas informações detalhadas.
De facto, estou ± no centro da vila (perto das escolas). Por isso aderi ao serviço TV+Internet da TVCabo. Amanhã vão-me ligar o serviço. Vamos lá ver como é que será a qualidade da ligação à Internet, pois estou consciente da má fama da Netcabo.
Darei mais informações assim que as possua.
Enviado: terça-feira, 22 janeiro 2008 22:42
por dawn_to_dusk_
UrbanLife Escreveu:Banjix,
Obrigado pelas informações detalhadas.
De facto, estou ± no centro da vila (perto das escolas). Por isso aderi ao serviço TV+Internet da TVCabo. Amanhã vão-me ligar o serviço. Vamos lá ver como é que será a qualidade da ligação à Internet, pois estou consciente da má fama da Netcabo.
Darei mais informações assim que as possua.
eu acho que a má fama da netcabo é mesmo no preço. de restp sempre foi bom enquanto fui cliente
Enviado: quarta-feira, 23 janeiro 2008 11:48
por banjix
UrbanLife Escreveu:Banjix,
Obrigado pelas informações detalhadas.
De facto, estou ± no centro da vila (perto das escolas). Por isso aderi ao serviço TV+Internet da TVCabo. Amanhã vão-me ligar o serviço. Vamos lá ver como é que será a qualidade da ligação à Internet, pois estou consciente da má fama da Netcabo.
Darei mais informações assim que as possua.
Somos vizinhos, portanto.

Enviado: segunda-feira, 04 fevereiro 2008 17:03
por UrbanLife
A fim destes dias já sinto poder avançar com uma mini-avaliação ao serviço Netcabo na Lousã.
O serviço é relativamente aceitável para um uso "tradicional" da Internet. O caso muda de figura se usar o P2P (torrents ou emule). Nestes casos não consigo downloads a uma velocidade superior a 20KB/s (pelo menos durante o dia).