Acesso à Banda Larga na vila da Lousã

Para discussões sobre temas relacionados com Internet (sites, chats, etc)
Responder
UrbanLife
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 66
Registado: terça-feira, 07 novembro 2006 19:04

Acesso à Banda Larga na vila da Lousã

Mensagem por UrbanLife »

Brevemente irei mudar de casa para um apartamento na Lousã e vou ter que instalar um serviço de acesso à Internet.
Por isso gostaria de consultar as opiniões de quem lá mora.
  • Quais os fornecedores de acesso que existem e quais as tecnologia usadas (ADSL, cabo, etc.)?
  • Qual a qualidade do serviço prestado? A ligação cai muitas vezes ou é intermitente?
  • Quais as velocidades reais obtidas? São velocidades uniformes ao longo do dia ou têm períodos durantes os quais estas diminuem significativamente?
  • Existem hotspots wireless na vila (tais como estações dos correios)? São de acesso livre e gratuito?
  • Algum pormenor que valha a pena referir?
Desde já o meu obrigado aos meus futuros "vizinhos". :wink:
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Acesso à Banda Larga na vila da Lousã

Mensagem por banjix »

  • Quais os fornecedores de acesso que existem e quais as tecnologia usadas (ADSL, cabo, etc.)?
    Existem vários fornecedores que te possibilitam o acesso à Internet, nomeadamente: ADSL, Cabo e operadores móveis (Vodafone, TMN e Optimus). Não sei se é verdade, mas penso que a TV Cabo suspendeu a ligação a novos clientes. Sei que no centro da vila há quem tenha acesso à Internet pela NetCabo, mas fora isso não estou a ver grandes desenvolvimentos.
  • Qual a qualidade do serviço prestado? A ligação cai muitas vezes ou é intermitente?
    Sei que a ADSL tem um serviço bastante estável. Relativamente à Internet móvel, também sei que a Vodafone tem uma cobertura bastante boa. Das outras operadoras não sei.
  • Quais as velocidades reais obtidas? São velocidades uniformes ao longo do dia ou têm períodos durantes os quais estas diminuem significativamente?
    A ADSL tem um serviço bastante estável. Um amigo meu que tem acesso pela NetCabo é que se queixa que a ligação, por vezes, fica muito lenta.
  • Existem hotspots wireless na vila (tais como estações dos correios)? São de acesso livre e gratuito?
    Existe um hotspot da PT na estação dos correios, de acesso livre e "gratuito" para quem é cliente Sapo, como em todos os hotspots da PT. Quem não é cliente, pode adquirir uma senha, válidos por um determinado período (e bastante caros, diga-se de passagem).
  • Algum pormenor que valha a pena referir?
    Alguns bares (só me lembro de dois) disponibilizam Internet wireless aos clientes. São eles: a discoteca A Padaria e o bar que está na Nave de Exposições. Relativamente a este último, sei que disponibilizava Internet wireless até há algum tempo atrás, mas não sei se, neste momento, isso ainda acontece.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

UrbanLife
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 66
Registado: terça-feira, 07 novembro 2006 19:04

Mensagem por UrbanLife »

Banjix,

Obrigado pelas informações detalhadas.
De facto, estou ± no centro da vila (perto das escolas). Por isso aderi ao serviço TV+Internet da TVCabo. Amanhã vão-me ligar o serviço. Vamos lá ver como é que será a qualidade da ligação à Internet, pois estou consciente da má fama da Netcabo.
Darei mais informações assim que as possua.
Imagem

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

UrbanLife Escreveu:Banjix,

Obrigado pelas informações detalhadas.
De facto, estou ± no centro da vila (perto das escolas). Por isso aderi ao serviço TV+Internet da TVCabo. Amanhã vão-me ligar o serviço. Vamos lá ver como é que será a qualidade da ligação à Internet, pois estou consciente da má fama da Netcabo.
Darei mais informações assim que as possua.

eu acho que a má fama da netcabo é mesmo no preço. de restp sempre foi bom enquanto fui cliente

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

UrbanLife Escreveu:Banjix,

Obrigado pelas informações detalhadas.
De facto, estou ± no centro da vila (perto das escolas). Por isso aderi ao serviço TV+Internet da TVCabo. Amanhã vão-me ligar o serviço. Vamos lá ver como é que será a qualidade da ligação à Internet, pois estou consciente da má fama da Netcabo.
Darei mais informações assim que as possua.
Somos vizinhos, portanto. :)
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

UrbanLife
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 66
Registado: terça-feira, 07 novembro 2006 19:04

Mensagem por UrbanLife »

A fim destes dias já sinto poder avançar com uma mini-avaliação ao serviço Netcabo na Lousã.
O serviço é relativamente aceitável para um uso "tradicional" da Internet. O caso muda de figura se usar o P2P (torrents ou emule). Nestes casos não consigo downloads a uma velocidade superior a 20KB/s (pelo menos durante o dia).
Imagem

Responder