Página 1 de 1

Site interessante - EuroBillTracker

Enviado: sábado, 11 dezembro 2004 23:12
por bocky
Boas!

Queria dar-vos a conhecer o EBT:

O EBT (EuroBillTracker) é um site que se dedica a seguir a rotas das notas de euro pela Europa. Os utilizadores (neste momento cerca de 40.000) registam os números de série das notas que lhes vão passando pelas mãos, adicionando-os à base de dados.

Quando se regista uma nota, sabem logo o país onde foi impressa, o país onde ela começou a circular e, se tiverem a sorte de a nota ser uma das 4.700.000 já registadas, sabem também por onde ela passou antes de vos chegar às mãos. ;)

Portugal está em 7º lugar na lista dos países com mais utilizadores, logo atrás da França... Um pequeno esforço e conseguimos passá-los :P

Se estiverem interessados... EuroBillTracker

Fiquem bem, e registem muitas notas! :P

Enviado: sexta-feira, 26 setembro 2008 1:04
por Robick
Esta é uma actualização da mensagem do Bocky

BOAS A TODOS.

Espero que não levem a mal a divulgação que faço aqui de um dos meus passatempos, sim, por que apesar de envolver notas, não envolve dinheiro.

O EUROBILLTRACKER É APENAS UMA PASSATEMPO.

EXPLICAÇÃO QUE APARECE LOGO NA ENTRADA DO SITE

O EuroBillTracker (EBT) é uma equipa internacional de voluntários sem fins lucrativos dedicada a seguir o rasto das notas de Euro à volta do mundo. Cada utilizador regista no EuroBillTracker o número de série e informação geográfica para cada nota que obtém. Desta informação, o site gera:

Informação de difusão: Cada país com o Euro tem o seu intervalo de números de série e com esta informação pudemos gerar gráficos de difusão que nos indicam como as notas viajam para outros países. Veja a secção Difusão para mais informação.
Informação de 'tracking': Quando uma nota é registada novamente, os utilizadores que já a haviam registado são notificados via email. Estes 'hits' podem ser vistos na secção de estatísticas.
Estatísticas e rankings: Quem regista mais notas, quais são os melhores países? Onde estão as notas neste momento?
As notas e moedas de euro foram postas em circulação a 1 de Janeiro de 2002 e desde então que as seguimos. O site foi inicialmente criado por Philippe Girolami (giro). Anssi Johansson (avij) tem ajudado com a gestão do site desde a segunda metade de 2003. A tradução do site e várias outras tarefas são geridas por um grupo de utilizadores activos do EBT, sem eles não seríamos tão fantásticos como somos agora Obrigado!

O EuroBillTracker não está afiliado de nenhuma maneira com a União Europeia, Banco Central Europeu, bancos centrais nacionais nem nenhuma outra instituição financeira. O uso do EBT é completamente grátis. Consulte as nossas Perguntas Frequentes ou as secções de Estatísticas e Difusões para mais informação.

Um dos Endereços do Site do Ebt é: www.eurobilltracker.com ou www.eurobilltracker.eu

A minha página pessoal: http://pt.eurobilltracker.eu/profile/?user=81403

Eu e o Castanhola por vezes sentimo-nos muito sozinhos em Coimbra.

Utilizadores de Coimbra

Enviado: sexta-feira, 26 setembro 2008 1:14
por Robick
Páginas de Utilizadores de Coimbra ou que inserem notas em Coimbra

Aviso, não há ganho nenhum destes utilizadores, nas vossas visitas às suas páginas. Como poderão ver, só eu e o Castanhola é que nos damos ao trabalho de ter páginas com muita informação. Outros dispensam no seu tempo nos assuntos do passatempo.

1º - O primeiro de Coimbra e grande animador do site: :) Castanhola

2º - Não é de Coimbra, mas estudou e trabalha por cá, insere imensas notas na cidade: Diogo Canilho, também é um grande animador do site. :)

3º - Também não é de Coimbra, mas também estudou e estagia por cá e foi o meu primeiro angariado. :) Um dia destes, até me ultrapassa: :)
Xano e Carla

4º - E U :)

5º - Uma utilizadora que se licenciou recentemente e que vai inserindo notas por cá: Vsilva

6º Pequenos utilizadores em que tive pena que tivessem parado:
Saore
Ciganao
Bizunga 1980
Sergioppg, com quem já tive um hit e é também frequentador do Fórum Coimbra.

Deu um bocado de trabalho, mas também descobri o perfil do Duffy, 5 notitas. :wink:

Hits que envolvem Coimbra

Enviado: sexta-feira, 26 setembro 2008 1:36
por Robick

Press Release de 25/09/2009

Enviado: sexta-feira, 26 setembro 2008 1:41
por Robick
Press Release que o voluntários de Portugal do EBT, distribuiram hoje pela comunicação social, vamos ver o que dá: :roll:

NO ENCALÇO DE 50 MILHÕES DE NOTAS
Paris, França – 22 de Setembro de 2008
No site eurobilltracker.eu, 130.000 utilizadores da comunidade EBT registaram 50 milhões de notas e mil milhões de euros
Já se questionou sobre a origem da nota que recebeu como troco de um café? O EuroBillTracker (EBT) pode responder a essa pergunta!
O site do EBT, eurobilltracker.eu, está online desde 1 de Janeiro de 2002, o que coincidiu com a introdução do euro. E a ideia deste site é muito simples: ver como as notas viajam à volta do mundo e dar aos utilizadores a possibilidade de descobrirem onde as suas notas já estiveram e para onde vão.
Os utilizadores registam no site o número de série que torna cada nota de euro única. Assim, sempre que o número corresponda a uma nota previamente registada por um outro utilizador, o site informa ambos os utilizadores, revelando o trajecto efectuado pela nota.
No dia 14 de Agosto, um utilizador belga, que utiliza o pseudónimo «KBC Eernegem», registou uma nota de 50 euros, que permitiu ultrapassar a barreira colectiva dos 1.000 milhões de euros registados no site.
A 18 de Setembro foi atingida outra marca memorável: 50 milhões de notas registadas no site. O cinquentésimo milionésimo registo foi uma nota de 5 € impressa na Alemanha e registada em Leeuwarden, nos Países Baixos, pelo utilizador que utiliza o pseudónimo «de*lerger».
No que diz respeito a Portugal, o EBT tem cerca de 8.500 utilizadores, o que se traduz em cerca 3 milhões de notas registadas em todo o território nacional. De referir ainda que o utilizador que mais notas registou no nosso país é da cidade da Amadora e conta já com cerca de 250.000 notas!
O EUROBILLTRACKER E AS NOTAS FALSAS
O EBT dispõe de uma base de dados que valida as notas de euro inseridas. Tipicamente, as notas de euro falsas dispõem de números falsos e incorrectos que são fácil e rapidamente detectados pelo sistema existente no site.
Os utilizadores do eurobilltracker.eu, com o decorrer do tempo e a experiência, ficam mais conscientes das medidas de segurança das notas de euro.
Mas as vantagens para quem usa o EBT não se ficam por aqui. De cada vez que um utilizador regista uma nota, é assinalado no seu mapa pessoal um ponto com as coordenadas geográficas da localidade onde a nota foi registada. Assim, cada utilizador cria um mapa das suas viagens, que pode tornar público se quiser.
No fórum do site, muito participado, o passatempo é prolongado, graças a uma série de jogos relacionados, por exemplo, com o número de países, distritos, concelhos ou localidades onde cada utilizador registou notas ou encontrou notas já registadas.
Com tantas notas registadas, a probabilidade de se ter um hit, isto é, de encontrar uma nota já registada, é actualmente de um para cada 250 notas, aproximadamente.
ACERCA DO EUROBILLTRACKER.EU
O EBT é um exemplo de estreita cooperação europeia. Hoje em dia o site é gerido por uma associação sem fins lucrativos. E mais de 80 voluntários, oriundos de vários países europeus, contribuem para que este site sem fins lucrativos funcione.
Uma das funções que estes membros têm é a de assegurar a tradução simultânea do site em 17 idiomas presentes na Europa.
O site eurobilltracker.eu e a comunidade EBT não têm nenhuma vocação comercial ou política.
O registo é gratuito e aberto a qualquer pessoa. Quem sabe se ao registar essa mesma nota não verá que a mesma já viajou por vários países ao longo dos anos!
MAIS INFORMAÇÕES:
Informações em português sobre o projecto EuroBillTracker, incluindo uma visita guiada (tutorial), estão disponíveis em http://pt.eurobilltracker.eu/about/.
A difusão das notas de euro está disponível em http://pt.eurobilltracker.eu/diffusion/.
O EuroBillTracker foi criado em Janeiro de 2002 por um informático francês, tendo como ideia de base o site americano de bill tracking (seguimento de notas) wheresgeorge.com, que segue as notas de dólar.