Google News encerra em Espanha

Para discussões sobre temas relacionados com Internet (sites, chats, etc)
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Google News encerra em Espanha

Mensagem por Pedro »

Nova lei de direitos de autor leva Google News a encerrar serviço em Espanha

O Google anunciou nesta quinta-feira que vai encerrar o seu portal Google News em Espanha já no próximo dia 16, alegando que a exigência de pagamento de direitos de propriedade intelectual, mais conhecida por “imposto Google”, torna inviável o serviço.

Com a nova lei dos direitos de autor, que entra em vigora 1 de Janeiro, Espanha não é o primeiro país do mundo a exigir que o Google e outros agregadores de notícias na Internet paguem uma compensação financeira aos editores das respectivas notícias, como é o caso das empresas de media.

Segundo o El País, outros países como a Alemanha, a França e a Bélgica já aprovaram leis semelhantes, mas a lei espanhola inclui a condição nova, que é a de que a taxa é "indispensável" para os editores. Ou seja, os media não podem desistir da sua cobrança sempre que as suas notícias são agregadas.

"Lamentamos muito, mas a 16 de Dezembro vamos eliminar as publicações espanholas do Google News e encerrar o Google News em Espanha", anunciou esta quinta-feira Richard Gingras, o responsável da página.

Gingras considera a lei espanhola "simplesmente insustentável", alegando que “o serviço não gera receitas”, porque não mostra publicidade no site.

Aprovada em Outubro, a nova lei dos direitos de autor exige uma "compensação justa" pela reprodução das notícias. A alteração à lei foi proposta pela Associação de Editores de Jornais espanhóis e justificada pela necessidade de proteger a imprensa, a sofrer com a quedas nas vendas, gerada em parte pela disponibilidade das notícias na Internet.

Ainda de acordo com o El País, no caso da Alemanha, a lei não tem essa exigência e a maioria dos grupos editoriais autorizou o motor de busca para continuar a usar o seu conteúdo gratuitamente. Em França, o Google chegou a um acordo com editoras em 2013, através da qual a empresa californiana concordou em pagar 60 milhões de euros para um "fundo para apoiar a transição digital".

Na Bélgica, depois de um longo braço-de-ferro com o Google também foram assinados vários acordos que ajudaram os meios de comunicação social a melhorar os seus serviços de Internet, e que permitiram ao motor de busca continuar a ter livre acesso às notícias dos jornais belgas.

O impacto da encerramento do Google News em Espanha é difícil de medir. De acordo com o El País, o Google afirma que seu serviço gera 10.000 milhões de visualizações por mês em todo o mundo.

Fonte: Público
Esta vai ser uma lei que vai acabar por correr de forma oposta à pretendida (e que diria que se pode juntar à lista de medidas idiotas que os governos andam a tomar, como a taxa sobre armazenamento que querem aplicar cá). Quando os jornais virem o impacto na perda de visitantes, vão aperceber-se que prejudica-os mais do que ajuda.

Responder