Página 1 de 1

Banda Larga Móvel

Enviado: sexta-feira, 16 novembro 2012 13:59
por tatibitileu
Registei-me neste forúm para perguntar qual vossa opinião sobre o funcionamento da internet de banda larga móvel em Coimbra e na Figueira da Foz, e para sugerirem o que devo fazer no meu caso.

Entre Agosto de 2007 e Janeiro de 2010, eu tive internet da kanguru. O meu plano tarifário permitia-me ter um tráfego de 5GB por mês e como eu sabia que se eu ultrapassasse esse limite, eu tinha de pagar um valor pelo tráfego adicional, eu esforçava-me para que esse limite não fosse atingido. Nessa altura eu não tinha grandes razões de queixa da minha ligação à internet. Em Coimbra, no local onde eu costumava e ainda costumo usar mais frequentemente a internet, por vezes tinha ligação 3,5G, outras vezes apenas tinha ligação 2G, mas isso considero normal... A minha placa de internet era Novatel Wireless Merlin U740.

Em Janeiro de 2010 já haviam novos tarifários e eu decidi mudar para um tarifário em que eu não tivesse limite de tráfego. Comprei uma nova pen para aceder à internet (HUAWEI E1750 da kanguru), cancelei o contrato antigo e fiz um novo contrato com 12 meses de permanência. No inicio não tive grandes problemas com a internet. Mas quando passei as férias de Verão na Figueira da Foz, começaram a aparecer os problemas... A minha ligação era quase sempre 3,5G. No entanto, em determinadas alturas, eu nem sequer conseguia abrir a página inicial do Google. Nessas alturas o meu 3,5G funcionava muito pior do que o 2G. Foi nessa altura que comecei a telefonar para a linha de apoio ao cliente da kanguru (que na altura era gratuita) e no inicio diziam-me que iam resolver o problema. Depois também comecei a ter o mesmo problema em Coimbra. E comecei a fazer chamadas para a linha de apoio ao cliente da kanguru regularmente... Por cada vez que eu ligava, conseguiam-me dar uma nova desculpa para a minha internet não estar a funcionar bem: por causa das condições climatéricas, porque as antenas estavam avariadas, porque eu tinha virus no computador, porque esse dia era um dia de greve e por isso muitas pessoas estavam a utilizar a internet ao mesmo tempo, porque eu tinha excedido o limite de tráfego no mês anterior e assim me tinham reduzido a ligação... Em algumas chamadas os operadores decidiram fazer um teste à velocidade da internet: pediam-me para eu aceder à área de clente do site do kanguru para eu clicar num link; por vezes eu demorava mais de 30 minutos para eu conseguir fazer o login na área de cliente e para eu clicar no tal link; e depois diziam-me que a velocidade na minha ligação à internet era boa... Outras vezes pediam-me para executar determinados comandos na linha de comandos do DOS (?), mas mesmo depois disso eu continuava a ter problemas com o meu 3,5G. Passado algum tempo, a linha de apoio ao cliente da kanguru deixou de ser gratuita (mudou de número). E como percebi que os operadores da linha de apoio não resolviam nada, decidi não gastar dinheiro nos possivelmente longos telefonemas para a nova linha. Decidi esperar pelo fim da obrigatoriedade de permanência no contrato para mudar para uma nova operadora de internet. Mas quando essa obrigatoriedade terminou, deixei de ter problemas significativos com a ligação à internet. E permaneci com o contrato... No entanto, à cerca de 1 mês voltaram a aparecer os mesmos problemas com o meu 3,5G. Durante alguns periodos do dia até tenho uma velocidade razoavel na ligação mas durante outros periodos nem sequer consigo abrir paginas da internet... Estou a pensar em mudar de operadora, mas tenho medo de ficar preso a um contrato de 12 meses com a internet a funcionar mal... Já alguma vez tiveram deste tipo de problemas com a tmn ou com a vodafone? Tenho lido que em alguns casos as operadoras reduzem a velocidade da ligação à internet quando o utilizador ultrapassa um determinado limite de tráfego. Há casos de em Coimbra de utilizadores que, apesar de terem trafego ilimitado, viram a sua velocidade de internet reduzida por terem ultrapassado um determinado limite de trafego? No caso da minha pen e do meu software da kanguru, eu não posso seleccionar se pretendo ter internet 2G ou 3,5G. Existem pen's e respectivos softwares em que é possivel seleccionar a velocidade da internet? O que sugerem? E quanto ao 4G, vale a pena?

Re: Banda Larga Móvel

Enviado: sexta-feira, 16 novembro 2012 15:50
por Pedro
A Vodafone dá a possibilidade de aderir aos tarifários deles sem fidelização, bastando para tal prescindir das condições promocionais. Pode ser uma boa hipótese para verificar se o serviço funciona bem.

Em relação à limitação dos acessos, penso que todos fazem isso. Há situações em que o limite está anunciado no próprio site, como é o caso dos tarifários mais baratos. Nos tarifários mais altos, esse corte tipicamente é feito a partir dos 15 gb. Tendo em conta o tráfego, infelizmente, isto faz com que as velocidades do 4G acabam por ser desperdiçadas na maioria dos casos.

Re: Banda Larga Móvel

Enviado: sábado, 17 novembro 2012 13:58
por tatibitileu
Pedro Escreveu:A Vodafone dá a possibilidade de aderir aos tarifários deles sem fidelização, bastando para tal prescindir das condições promocionais. Pode ser uma boa hipótese para verificar se o serviço funciona bem.
Parece-me uma boa ideia :) Mas vou esperar por mais opiniões antes de tomar uma decisão...
Pedro Escreveu:Em relação à limitação dos acessos, penso que todos fazem isso. Há situações em que o limite está anunciado no próprio site, como é o caso dos tarifários mais baratos. Nos tarifários mais altos, esse corte tipicamente é feito a partir dos 15 gb. Tendo em conta o tráfego, infelizmente, isto faz com que as velocidades do 4G acabam por ser desperdiçadas na maioria dos casos.
Foi essa a ideia que fiquei depois de ler o pouco que encontrei na net sobre o assunto... Mas no meu caso, quando a minha net funcionava bem, com videos do youtube e afins, eu consigia ultrapassar largamente os 15GB todos os meses. E estes problemas que tenho agora não parecem relacionados com limitação de acessos. Parecem ser problemas técnicos... Como eu escrevi anteriormente, nalguns periodos do dia até tenho uma velocidade razoavel. Não é uma diminuição de velocidade para 128kb/s até ao fim do mês... Quando a net funcionava sem estes problemas, eu notava uma redução de velocidade em alguns periodos do dia (principalmente entre as 20h e as 24h). Mas era perfeitamente suportavel... E suponho que assim como eu, haja mais utilizadores de internet de banda larga móvel com tráfego ilimitado que não ficam sujeitos à velocidade de 128Kb/s quando ultrapassam os 15GB. E por isso é que estou interessado no que se passa em Coimbra relativamente a este assunto...

Re: Banda Larga Móvel

Enviado: segunda-feira, 10 dezembro 2012 1:04
por banjix
Eu tenho Internet móvel Kanguru há mais de 3 anos e, até hoje, não tenho uma razão de queixa!!!